De 23 de abril a 5 de maio, nas cidades de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia
No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, o festival DDD - Dias da Dança associa-se à efeméride para celebrar a liberdade.
A 8ª edição do DDD terá lugar de 23 de abril a 5 de maio, em vários espaços das cidades de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
A programação foi hoje apresentada. No total, serão 27 espetáculos – nove estreias absolutas e 13 estreias nacionais – num total de 44 récitas, com 29 artistas nacionais e internacionais, consagrados e emergentes, em 17 palcos distribuídos pelos três municípios. Instalações-performances e peças com influências de várias danças, que vão desde o flamenco ao milly rock, são alguns dos novos formatos e danças que serão apresentados no festival.
Em Matosinhos, a programação conta com três estreias e em espaços distintos.
A 28 de abril, pelas 16h00, o passeio da praia de Matosinhos será palco do espetáculo “Channels: When Tunnels get Flooded / Rivers Run Backwards”, da autoria, conceção e interpretação de Inês Tartaruga Água & Xavier Paes, e coprogramado pelo balleteatro. A entrada é livre.
Nos dias 30 de abril e 1 de maio, pelas 19h30, o Espaço Álvaro Siza Vieira na Casa da Arquitectura acolhe “Lybia”, do coreógrafo marroquino Radouan Mriziga, no qual procura desafiar a visão redutora do tempo.
Nos dias 3 (19h30) e 4 (21h30) de maio, o Teatro Municipal Constantino Nery apresenta “Los inescalables alpes, buscando a Currito” da espanhola María del Mar Suárez (La Chachi), numa coapresentação com o Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo).