Encerraram ontem, dia 9 de maio, as atividades que integraram a comemoração do 8º Aniversário do novo equipamento da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e Arquivo Histórico. Dois dias de festa que contaram com a presença de vários participantes de todas as idades nas diferentes iniciativas desenvolvidas. Os festejos iniciaram-se no dia 8 de Maio pelas 14:30 com o lançamento do livro inclusivo “O pássaro da alma” realizado pelo Grupo de Avós da Biblioteca de Matosinhos no âmbito das Oficinas de Criatividade para Adultos, que terminou num alegre convívio acompanhado do “chá do aniversário”.
No dia 9 de Maio, também Dia da Europa, pelas 09h30 os festejos iniciaram-se com uma oficina de criatividade infantil denominada ”Aniversário de um conto” com a presença de alunos do ensino pré escolar da Escola Augusto Gomes. Cantaram-se de seguida os “Parabéns a você” acompanhado por um bolo de aniversário muito especial!
Às 11h00 a autora Susana Azevedo, dinamizou uma sessão de encontro com alunos da Escola EB1 da Cruz do Pau, apresentando o seu livro inclusivo “Os 3 porquinhos”.
Seguiu-se às 15h00 uma interessante palestra proferida pelo autor da obra “História Prodigiosa de Portugal: mitos e maravilhas” Professor Joaquim Fernandes, no Auditório da Biblioteca, que contou com a presença de alunos do ensino secundário da Escola Augusto Gomes, para além da presença de algumas figuras de destaque do concelho e participantes de várias faixas etárias.
Pelas 16h30, na área envolvente à Biblioteca, encerraram-se os festejos com um agradável espectáculo de dança pela Escola ADN - Academia de Dança do Norte (de Matosinhos). Em simultâneo, decorria “Palavras ao vento”, estando penduradas nas diversas árvores do recinto, mais de uma centena de tiras de papel com versos da grande poetisa Florbela Espanca, a quem a Biblioteca deve o nome, que os participantes puderam ler e levar.
Vista como uma referência da arquitetura moderna, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, projetada pelo arquitecto Alcino Soutinho, e inaugurada a 9 de Maio de 2005, carateriza-se por ser um equipamento amplo e moderno, com 5 pisos, distribuídos por uma área de 3000m2 de acesso ao público, e que integra um auditório, um bar, um espaço de exposições, uma zona dos periódicos, um amplo espaço para as crianças e para os jovens, a sala do conto, a sala das artes, a zona de leitura geral (para adultos), um Centro de Leitura Especial (CLE) direccionado a leitores com deficiência visual e uma sala para consulta do núcleo de reservados e arquivo histórico.
Disponibiliza ao público mais de 100.000 monografias, bem como centenas de revistas de generalidades e revistas científicas, jornais locais e nacionais, diários da república, cd-roms, dvd’s, cd-áudio, etc. Também oferece o acesso gratuito à Internet. Neste edifício, que constitui o núcleo Cultural de Matosinhos, para além da Biblioteca Municipal, funciona também a Galeria Municipal e o Arquivo Histórico.
Neste conjunto arquitetónico, é de realçar também a importância do Arquivo Histórico, instituição essencial para a reconstituição da memória histórica do concelho e da autarquia, e que contempla importantes fundos.
Também a Galeria Municipal, que integra o edifício do Núcleo Cultural, ao longo de 8 anos efectuou dezenas exposições, de artistas consagrados, como Alberto Péssimo, Joana Rego, Rui Anahory, Júlio Pomar ou Sobral Centeno, valorizando ainda mais este equipamento cultural.
![]()
