Presidente da Câmara assinala a data com mensagem dirigida aos voluntários do VEM.
O Banco Local de Voluntariado de Matosinhos (VEM) está de parabéns, celebrando amanhã, dia 5 de dezembro, sete anos ao serviço da comunidade, data em que se assinala também o Dia internacional do voluntariado.
Um balanço sucinto destes últimos sete anos, permite-nos falar com grande orgulho deste projeto, que conta presentemente com um número bastante significativo de voluntários ativos – 250, bem como de instituições ativas - 42. De salientar que existe ainda uma lista de candidatos a aguardar formação e colocação em instituição.
O Banco Local de Voluntariado de Matosinhos tem vindo a desenvolver o seu trabalho baseado em premissas de entreajuda e solidariedade, encontrando-se ao dispor da comunidade local para desempenhar a sua ação da melhor forma.
Em 2013 foram ministradas 11 formações iniciais para voluntários.
A certificação deste serviço, no âmbito da Qualidade, que foi atribuída em 9 de Novembro de 2010, fez com que os objetivos do VEM se tornassem mais exigentes e rigorosos no cumprimento de todos os requisitos intrínsecos ao processo de voluntariado.
Se inicialmente a intervenção da autarquia se consubstanciava ao voluntariado institucional, onde circunscrevíamos a ação à seleção, formação, e emparelhamento dos voluntários nas instituições locais, parceiras do projeto, atualmente o VEM evoluiu para outras vertentes. A especialização na área da proximidade e cuidador, permitiu-nos uma aproximação mais direta à população com necessidades especiais e em isolamento; a captação e envolvimento de algum do tecido empresarial, local, em ações de responsabilidade social, através do projeto InterVEM - voluntariado empresarial, fizeram com que houvesse uma rentabilização de esforços e meios para a materialização de algumas necessidades das instituições locais.
Na proximidade, durante o ano de 2013, foram desenvolvidas novas ações que permitiram aos idosos o contacto com realidades desconhecidas e o convívio com outros idosos, impulsionando a aproximação de interesses – passeio em autocarro turístico, yoga do riso, convívio de natal (a realizar dia 14). Pretende-se em 2014 realizar uma nova ação de formação de proximidade, que capacite mais pessoas para este desempenho, dando resposta ao cada vez maior número de solicitações da comunidade, resultante do envelhecimento da mesma.
De referir que ao InterVEM ( vertente empresarial do projeto VEM), se irão associar 2 novas entidades empresariais, o que levará a um reforço de respostas a mais instituições locais.
No que concerne às áreas associadas ao desempenho do voluntariado, nas instituições, temos perfis ativos nas áreas da infância, juventude, 3ª idade, cultura, património, saúde, exclusão social, entre outras.
A propósito do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos ao nível do voluntariado, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, realçou que “o VEM pretende mobilizar os cidadãos e as empresas para uma coisa que se chama comunidade. Queremos promover a cidadania ativa nas suas variadas vertentes. E o voluntariado é, certamente, uma delas. São poucos os que se disponibilizam para ajudar os seus concidadãos. E o que temos vindo a verificar é que a comunidade tem cada vez mais necessidades fruto da própria crise e do envelhecimento da população, mas há também muitas pessoas que precisam disto, porque deixam o mercado ativo do trabalho e não sabem o que fazer com essa disponibilidade intelectual e de tempo”.
O Presidente da Câmara enalteceu, também, o trabalho e o empenho de todos os voluntários, “agradeço o empenho e carinho com que os voluntários da Bolsa Local de Voluntariado de Matosinhos, em especial, e todos os voluntários em geral se dedicam a esta causa. Matosinhos não seria certamente a mesma cidade, se não pudéssemos contar com as centenas de voluntários que prestam apoio na nossa comunidade.”
![]()
