Da Galeria Municipal e do Arquivo Histórico de Matosinhos.
A autarquia de Matosinhos está a assinalar o 7º aniversário da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, da Galeria Municipal e do Arquivo Histórico de Matosinhos. Inserido na programação, realizou-se hoje, dia 8 de Maio, uma tertúlia poética estando presente o poeta e contista Carlos Cavalcanti que apresentou o seu livro de poesia “Gênese do Tempo” seguindo-se a leitura em Braille do referido autor por um representante da ACAPO. Foi ainda efectuada uma apresentação por Noris Moraes sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, poeta e compositor popular tão emblemático da Cultura do Nordeste Brasileiro (Pernambuco) que será hoje homenageado com o “forró´” -Portugal canta Luiz Gonzaga pelas 18:00 no coreto do Jardim Basílio Teles.
Ainda no âmbito desta iniciativa, no átrio da biblioteca decorre uma oficina e mostra de Renda Renascença (Artesanato Pernambucano de rara beleza) que poderá ser admirada até ao final do dia. Está também patente na biblioteca uma mostra fotográfica denominada “As bibliotecas de Matosinhos ao longo dos tempos” com fotografias originárias dos espólios da Câmara Municipal de Matosinhos.
Amanhã, dia 9 de Maio, celebra-se o aniversário com várias iniciativas em que se destacam as horas do conto e oficinas de criatividade para os mais novos, a Dança com a participação de Escola ADN e um Momento de Poesia com a participação de alunos da Escola Secundária de Padrão da Légua de Matosinhos.