
Casamento real de D. Fernando e D. Leonor Teles
Viveram-se dias de festa em Leça do Balio. A Feira Medieval chegou ontem ao fim. A décima primeira da recriação de “Os Hospitalários no Caminho de Santigo” foi um sucesso! Cerca de 60 mil pessoas percorreram ao longo dos quatro dias do evento as tabernas, as tasquinhas e as barraquinhas do artesanato executado ao vivo, e assistiram às demonstrações e espetáculos preparados pela Câmara Municipal de Matosinhos, no ano em que celebra a nomeação para Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
O dia de ontem registou uma verdadeira enchente no recinto para assistir à recriação do casamento real de D. Fernando Real e D. Leonor Teles. Em 1372, o Mosteiro de Leça do Balio foi o palco do primeiro casamento por amor de um rei fora de Lisboa. Contra a vontade de todos, D. Fernando casa com D. Leonor Teles tornando-a rainha de Portugal. A cerimónia ocorre debaixo de protestos por parte do povo, reprimidos violentamente pelo rei, dando origem aos acontecimentos que, anos mais tarde, despoletaram a crise política de 1383- 1385.
A grande novidade na edição deste ano foi a presença dos atores Diogo Lopes e Inês Curado. As duas estrelas das telenovelas da SIC e da TVI foram convidadas para interpretar as personagens de D. Fernando e D. Leonor.
O êxito da edição deste ano da Feira Medieval de Leça do Balio levou já a Câmara Municipal de Matosinhos a equacionar a possibilidade de, no próximo ano, “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” verem o seu espaço alargado, ocupando uma parte do parque de estacionamento da Lionesa.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
