09.09.11
Delegação de Santiago de Compostela visitou Feira Medieval
A envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio assiste, desde ontem, dia 8 de Setembro, a mais uma edição de “Os Hospitalários nos Caminhos de Santiago”.
A principal novidade este ano é a aplicação para “smartphones”, que fornece em tempo real todas as informações do que vai acontecer na Feira Medieval.
Com esta realização, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende promover os Caminhos de Santiago, no Concelho, assim como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, casa dos Hospitalários, Ordem religiosa-militar que prestava apoio e dava abrigo aos peregrinos que rumavam a Santiago de Compostela, tornando o Mosteiro de Leça do Balio ponto de passagem e paragem obrigatória em todas as peregrinações.
Até ao próximo Domingo, dia 11 de Setembro, são esperados mais de 300 mil visitantes de todo o país, mas também do Norte de Espanha. Da Galiza veio uma delegação da Câmara de Santiago de Compostela, que visitou a Feira Medieval de Leça do Balio e retirou desta experiência o conhecimento para a sua própria Feira Medieval, que se realiza de 30 de Setembro a 2 de Outubro.
“É um modelo bem feito”, concluiu Carlos Ulla, assessor para a Cultura do alcaide de Compostela, depois de visitar a Feira Medieval de Leça do Balio.
Na abertura do certame, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo, visitou e cumprimentou todos os artesãos e figurantes que participam, ao longo de quatro dias, nesta recriação histórica.
“Esta feira é muito exigente relativamente à recriação do que aqui aconteceu, todos os elementos que estão aqui são uma mais-valia para os cidadãos, porque são uma aproximação à história”, disse o Presidente da Autarquia.
Ao todo, são mais de 200 as acções de animação, desde momentos musicais, actuações de dança, saltimbancos, acrobatas, demonstrações de falcoaria, justas de armas, torneios a cavalo, concertos, ceias medievais, acampamento militar, treinos com arcos, passeios de burro, tabernas medievais, etc. Todavia, o momento alto de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” é a recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles, no dia 11 de Setembro, pelas 16h00. Para o Dr. Guilherme Pinto, a Feira Medieval é mais “um pólo de dinamização turística” do Concelho, até porque “pode haver muitos sítios em Portugal onde se passaram muitas coisas, mas o único onde se fez um casamento real fora da capital foi em Matosinhos e portanto temos de consagrar, em termos históricos, a importância deste local”.
Para além da animação, a Feira Medieval tem ainda uma vertente lúdica e cientifica através da realização de uma conferência, dedicada à temática dos Caminhos de Santiago, exposições e visitas guiadas ao mosteiro.
Se ainda não visitou a Feira Medieval de Leça do Balio, consulte o programa para os próximos dias: Programa Edição 2011

Conteúdo atualizado em9 de setembro de 2011às 10:42
