Tecnologia testada no salvamento de um surfista
A quinta geração de comunicações móveis pode ajudar a salvar vidas. Foi o que ficou demonstrado numa simulação de salvamento da NOS realizada esta manhã em Matosinhos, a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, com a colaboração do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
Um drone, controlado à distância, com captura de vídeo de alta definição e que utiliza a tecnologia 5G para ligação à sala de comando, detetou um surfista que necessitava de assistência. A partir da sala de comando, no (CEiiA), e com o auxílio de óculos de realidade virtual, através das imagens 360º filmadas pelo drone, foi identificada a situação de perigo e ativado de imediato o Sistema de Salvamento Balnear da Câmara Municipal de Matosinhos.
Já em maio, a NOS fez uma demonstração semelhante, mas aplicada a veículos autónomos de socorro e emergência.
O administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, considerou que este “é um dia especial porque Matosinhos volta a ser protagonista no caminho que a NOS está a percorrer até à chegada da quinta geração de telecomunicações móveis”. “Comprometemo-nos a estar no portão da frente desta evolução tecnológica e é esse o caminho que com firmeza estamos a percorrer. A tecnologia 5G vai permitir tornar as cidades mais inteligentes, seguras e sustentáveis”, salientou.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, marcaram presença na simulação de salvamento. Luísa Salgueiro destacou o papel que as autarquias devem desempenhar junto da população na "mudança de mentalidades" relativamente à tecnologia e à inovação.
“Mudar as mentalidades é decisivo para que ganhemos a aposta, não podem ser só as empresas tecnológicas ou os centros de investigação, é preciso que as instituições, neste caso, as autarquias, que estão mais perto das pessoas, consigam trazer toda a comunidade para esta nova forma de se relacionar com o mundo”, afirmou a edil.
Também o diretor-executivo do CEiiA, José Rui Felizardo, sublinhou que o 5G é uma tecnologia que “vai mudar as nossas vidas”.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
