O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Director da DREN- Direcção Geral de Educação do Norte, Dr. António Leite, visitaram hoje, dia 1 de Junho, as escolas secundárias do Padrão da Légua e Augusto Gomes, duas das cinco que estão a ser alvo de uma requalificação pelo Ministério da Educação, através da Parque Escolar.
O programa de modernização das escolas secundárias, lançado pelo Governo, visa recuperar e modernizar os edifícios escolares, corrigindo os problemas construtivos existentes, melhorando as condições de habitabilidade, de segurança e de acessibilidade, reorganizando o espaço escolar de modo a permitir oferta diversificada e qualificada de espaços lectivos e não lectivos com condições adequadas de trabalho e de estudo para a comunidade educativa, e, por fim, criando condições de abertura de sectores específicos da escola para utilização pela comunidade exterior, com particular ênfase nos espaços desportivos e polivalentes.
Segundo o Vereador da Educação da Autarquia, Prof. António Correia Pinto, as obras nas escolas do Padrão da Légua e Augusto Gomes estão orçadas em 28 milhões de euro e têm um prazo de execução de 20 meses. “Está tudo em bom ritmo. A rotatividade entre os pré-fabricados instalados e as salas que vão ficando prontas garantem o bom funcionamento das aulas. As obras não prejudicarão os alunos”, garantiu o Vereador da Educação.
As obras na Escola João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, estão já numa fase bastante adiantada, faltando apenas o pavilhão desportivo, que será construído num terreno cedido pela Autarquia. O polidesportivo será utilizado, durante o dia, pelos alunos, e à noite, pelas colectividades, numa gestão que será assegurada pela Matosinhos Sport.
A Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, entrará em obras em Julho.
O investimento global na modernização das escolas secundárias do concelho ultrapassa os 50 milhões de euros.