Museu da Quinta de Santiago foi o palco das comemorações em Matosinhos
Há 50 anos, o homem pisou pela primeira vez a lua. “Um pequeno passo para o homem, um passo gigante para a Humanidade”. Foram estas palavras proferidas pelo astronauta Neil Armstrong que o tornaram célebre, num momento televisivo histórico acompanhado em direto- ainda a preto e branco- por 500 milhões de espetadores.
A 16 de julho de 1969, na região da Flórida conhecida por Costa Espacial, Buzz Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins, da missão Apollo 11, partiam no foguetão Saturno V e iniciavam a viagem mais incrível da humanidade. Quatro dias depois a alunagem foi feita no “Mar da tranquilidade” situado no lado luminoso do satélite natural da terra.
50 anos depois, este feito histórico é ainda motivo de grande inspiração para as novas gerações. A efeméride foi ontem assinalada um pouco por todo o mundo. Em Matosinhos, também se celebrou a data com o evento “Da terra à lua: 50 anos depois – Comemoração dos 50 anos desde que Neil Armstrong pisou a superfície lunar”.
O local escolhido foram os jardins do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira. Debaixo de um céu estrelado, e com a presença da Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, decorreu uma tertúlia dedicada ao tema, conduzida por Ana Pires, investigadora do ISEP e do INESC TEC que, no ano passado, se tornou a primeira mulher cientista-astronauta portuguesa ao obter o diploma da NASA, e por José Matos, astrónomo e divulgador científico formado pela Universidade Central de Lancashire.
Além do passado e do regresso à Lua, falou-se dos atuais limites da investigação espacial, da curiosidade humana, e da exploração espacial em Marte ou Júpiter.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
