Presidente da Câmara presta homenagem a uma instituição que aloja famílias que perdem tudo em incêndios ou desabamentos.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, marcaram presença na cerimónia que assinalou o 50º Aniversário da Stellamaris (1961- 2011), sede da Obra do Apostolado do Mar, uma organização internacional da Santa Sé, com a finalidade de “prestar aos marinheiros de todas as nacionalidades, sem distinção de raça, cor ou de religião, uma assistência social e moral”.
“Mais do que inscrever nomes nas obras, o importante é inscrever nomes no coração das pessoas”, disse o Bispo do Porto, que celebrou a Eucaristia. Já o Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, prestou homenagem àquela instituição, oferecendo à direcção uma estátua alusiva aos pescadores de Matosinhos.
Ao longo de 50 anos, a Stellamaris representou a solução dos problemas humano-sociais dos homens do mar que chegam ao Porto de Leixões, principalmente dos tripulantes da marinha de comércio.
Situado na Rua Fresca, em Leça da Palmeira, num prédio cedido pela Administração dos Portos do Douro e Leixões, o Stellamaris foi alvo de uma remodelação, concluída em Maio de 2001, tanto no interior como no exterior das instalações.
A Câmara Municipal de Matosinhos estabeleceu, há já alguns anos, um protocolo com a Stellamaris que prevê a disponibilização de dois quartos daquela instituição para que, em caso de incêndio, desabamento ou outros, possam alojar as pessoas até terem o seu problema resolvido. Ao longo dos anos, muitas foram as famílias que estiveram ao cuidado do Stellamaris, às vezes, por um período de tempo superior a um mês.
Também o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e o presidente da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, Dr. Pedro Sousa, estiveram presentes na cerimónia, que teve lugar no dia 25 de Novembro.