
O Mosteiro de Leça do Balio volta a ser o cenário para mais uma edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, uma iniciativa que atrai mais de 200 mil visitantes em apenas quatro dias.
Este evento consiste numa recriação histórica que pretende transportar todos os que a visitam para a época medieval através da recriação de costumes, hábitos e tradições.
Os objectivos são: promover o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos de todo o Norte de Portugal, principal local de apoio e assistência aos peregrinos rumo a Compostela; dinamizar e reavivar o troço de Matosinhos nos Caminhos de Santiago, Património da Humanidade; e recuperar a posição de relevo de Matosinhos nestas peregrinações.
Um dos momentos mais importantes do programa é a recriação histórica do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles.
D. Leonor Teles fora já casada com João Lourenço da Cunha, senhor do morgado de Pombeiro. O consórcio foi declarado nulo para que se pudesse realizar o matrimónio real. O povo não gostou e gerou-se um clima de conflito social. D. Fernando e D. Leonor tiveram que fugir de Lisboa e casaram secretamente em Leça do Balio, em 1372. Conta-se que D. Fernando quis que todos os seus súbditos se ajoelhassem e beijassem a mão de D. Leonor Teles como rainha de Portugal. Um dos seus meios-irmãos, D. Diniz (filho de D. Pedro I e D. Inês de Castro) recusou fazê-lo. D. Fernando tentou matá-lo com um punhal, mas graças à intervenção das outras pessoas presentes na cerimónia tal não aconteceu. D. Diniz acabou por fugir para Castela.
Nas quatro edições anteriores, “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” alcançaram o reconhecimento nacional, tendo obtido o 3º lugar no ranking de iniciativas desta categoria.
A quinta edição decorre de 9 a 12 de Setembro. O programa inclui torneios a cavalo, justas de armas, combates medievais, ceias medievais, concertos de música medieval, acampamento militar, treinos com arcos, exibições de falcoaria, passeios de burro, dança, prática de armas, tabernas medievais, artesãos, mercadores, malabaristas, saltimbancos, etc.
Animação
Composta por:
- mais de 100 artesãos;
- 14 associações locais;
- 8 recriações;
- 240 acções de animação;
- 14 tabernas;
- 164 animadores
- 5 concertos
Programa Científico
Para além da vertente de lazer, o programa desta recriação possui, também, uma vertente lúdica e científica, através da realização de uma conferência, dedicada à temática dos Caminhos de Santiago, exposições e visitas guiadas ao Mosteiro.
Para mais informações: http://hospitalarios2010.com/

