Assinatura de protocolo entre a Câmara de Matosinhos e a Escola assegura funcionamento até ao final do ano letivo 2012/2013
Na terça-feira, dia 30 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (ESOM) celebrou o seu quinto aniversário, numa cerimónia comemorativa que reuniu a "família" Segunda Oportunidade, atuais e antigos alunos, profissionais, voluntários, estagiários, amigos e parceiros institucionais da escola.
Durante esta cerimónia, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o presidente da Direção da Escola, Dr. Luis Mesquita, assinaram um protocolo que atribui um subsídio no valor de 30 000,00 €, destinado a assegurar o funcionamento da ESOM – Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos até final do ano letivo 2012/13. Marcou também presença o vereador da Educação, Professor Correia Pinto.
Esta cerimónia comemorativa teve ainda como objetivo dar testemunho da experiência da escola pela voz dos seus protagonistas, mas também renovar o compromisso institucional dos parceiros fundadores, Câmara Municipal de Matosinhos e estrutura regional do Ministério da Educação, e também dos novos parceiros que se foram juntando ao projecto - IEFP, Associação EPIS, Fundação Manuel António da Mota, Fundação Gulbenkian.
Luis Mesquita, presidente da direcção da ESOM, aproveitou o momento para agradecer o todos o contributo passado, presente e futuro para a viabilidade e o sucesso da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, a única resposta sócio educativa em Portugal especializada dirigida a jovens em abandono escolar e baixas qualificações, com graves dificuldades de integração social e profissional, representante português na rede europeia de escolas de segunda oportunidade (E2C Europe).
“Esta escola pertence à região. Parte dos problemas do Norte do País decorre da baixa qualificação dos recursos humanos, daí o nosso empenhamento na educação. Além do mais, este projeto assenta num espírito de solidariedade. Estamos a falar de pessoas, de jovens, que estamos a recuperar para a nossa comunidade que, de outra forma, estariam condenados ao abandono e insucesso escolar. Estamos a proporcionar-lhes um retorno à convivência em sociedade”, referiu o Presidente da Câmara a propósito deste quinto aniversário corroborado pela assinatura do protocolo com a Autarquia.
A parceria entre a AE2O, Associação para a Educação de Segunda Oportunidade, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Direcção Regional de Educação do Norte para promoção da iniciativa Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos –ESOM foi formalizada a 30 de abril de 2008, tendo iniciado as suas actividades a 1 de Setembro de 2008.
O projecto desenvolve-se ainda no âmbito da rede europeia de Escolas de 2ª Oportunidade e conta com o envolvimento ativo de muitos outros agentes socioeducativos como o IEFP, as Escolas, os Centros Novas Oportunidades, Juntas de Freguesia, Centros de Saúde, sistema de proteção de crianças e jovens, Associações Empresariais, numa ampla parceria de sustentação do projecto e num esforço coletivo de luta contra o abandono escolar e a exclusão social de jovens.
O público da ESOM são os jovens entre os 15 e os 25 anos, preferencialmente a residir no concelho, que abandonaram a escola sem terem adquirido as qualificações adequadas, hábitos de estudo, trabalho e motivação para a aprendizagem, sem terem desenvolvido um interesse vocacional, desempregados e em risco de exclusão social.
A ESOM desenvolve um trabalho de articulação com serviços e instituições locais, designadamente as escolas e as instituições do sistema de protecção de crianças e jovens, no sentido da sinalização de jovens com um perfil adequado.
São envolvidos neste trabalho profissionais de mediação social que realizam os contatos com os jovens e as suas famílias e meios sociais de origem e que trabalham no sentido de os motivar para a frequência da escola.
O recrutamento dos jovens é feito através de prova de seleção que basicamente traça o perfil do jovem e afere a existência ou não das condições adequadas para o desenvolvimento do seu projeto individual de formação na ESOM.
![]()
