Esta é a segunda tranche do valor anual de um milhão de euros que a Autarquia distribuiu pelos agrupamentos escolares.
Anualmente, a Câmara Municipal de Matosinhos distribui pelos agrupamentos de escolas do concelho cerca de um milhão de euros, um valor destinado a assegurar a gestão corrente de cada um dos estabelecimentos de ensino, incluindo os consumos com água, electricidade, comunicações e gás, material pedagógico e de desgaste, apoio a atividades, visitas de estudos, apoio sócio-educativo a alunos carenciados, contratos de manutenção, atividade de enriquecimento curricular (AEC'S) entre outros.
Hoje, dia 19 de julho, pelas 10,30 horas, decorreu mais uma assinatura de protocolos correspondentes a cerca de 450 mil euros, ou seja, à segunda tranche do valor anual que a Autarquia atribui, e que se destina à gestão corrente relativa ao segundo semestre de 2013.
Os directores dos Agrupamentos Irmãos Passos, Lavra, Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo, Padrão da Légua, Matosinhos, Perafita, Abel Salazar e Senhora da hora marcaram presença nesta cerimónia, assinando o documento que formaliza o apoio da Autarquia.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, explicou que faz questão de estabelecer este compromisso entre a Câmara e as escolas duas vezes ao ano porque é um momento de encontro agradável, e “porque gosto de o fazer”. “Aproveitamos sempre a oportunidade para conversar sobre assuntos relevantes quer para as escolas quer para a Autarquia e para prestar esclarecimentos”, explicou o autarca.
Para além dos 450 mil euros destinados à gestão corrente, foram também atribuídas hoje verbas para investimento, a transferir para quatro Agrupamentos de Escolas (Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, Perafita e Senhora da Hora), num valor total de 46 mil euros, destinados à aquisição dos equipamentos necessários, de forma a garantir boas condições de funcionamento nos estabelecimentos de ensino que integram cada um dos Agrupamentos.
O Presidente da Câmara reforçou a importância destes protocolos, uma vez que garantem o funcionamento das escolas, e relembrou um conceito que lançou na semana passada na abertura do Seminário Os Caminhos da Educação, traduzida numa nova palavra – Escolicidade – que quer ver implementada com urgência no concelho de Matosinhos. “A Escolicidade é uma nova palavra que criei e que traduz a importância da fusão entre escola e cidade bem como a criação de sinergias entre ambas, baseando-se no Projeto Educativo Municipal”, explicou o autarca deixando um repto aos agrupamentos de escolas: “Gostava muito de ter os primeiros frutos deste conceito – escolicidade já no próximo ano letivo”.
O Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, também marcou presença na assinatura de protocolos, fazendo questão de prestar alguns esclarecimentos relevantes a propósito das AEC's aos directores de cada um dos agrupamentos escolares presentes.
![]()
