
Depois das crianças foi a vez dos seniores desejarem ao Executivo um bom ano
“Aqui vimos, aqui vimos
Aqui vimos, bem sabeis!
Vimos dar as Boas Festas e também cantar os Reis.
Ano Novo, Ano Novo
Ano Novo, melhor ano
Vimos dar as Boas Festas
Pr’a voltar cá para o ano”.
O ciclo de Janeiras 2020 chegou hoje ao fim. Nos últimos dias, crianças e idosos têm visitado o Edifício dos Paços do Concelho para desejar um bom ano ao Executivo Municipal, mantendo viva a tradição em Matosinhos de cantar as janeiras e envolvendo as diferentes gerações.
As Janeiras, por altura da celebração do Dia de Reis, cantam a boa nova- o nascimento de Jesus Cristo, daí que os seus pais, Maria e José, sejam, por diversas vezes, referenciados nas letras adaptadas de canções populares.
Cerca de 400 idosos de 21 instituições de solidariedade social do Concelho de Matosinhos juntaram-se hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho para interpretar alguns dos mais conhecidos temas do cancioneiro popular, com letras adaptadas a esta época transmitindo mensagens de amor e de esperança.
Com esta iniciativa, pretende-se reviver momentos de partilha de um saber comum e de encontro entre as diversas pessoas e instituições.
Os idosos foram recebidos pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pela Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo.
Luísa Salgueiro deu as boas-vindas a todos os presentes, agradeceu e retribuiu os votos de bom ano, prometendo muitas novidades. “Em 2020 vamos ter um ano de muito trabalho na área de promoção do envelhecimento ativo. Vamos continuar a trabalhar com as nossas instituições, seja através da comparticipação de obras seja na aquisição de viaturas. Mas as instituições nunca chegam para todas as necessidades”, sublinhou.
Assim, a edil destacou as várias respostas de apoio especializado a pessoas cuidadoras informais que o programa Matosinhos a Cuidar tem previstas para este ano. A Bolsa de Cuidadores é um desses exemplos. Consiste num serviço de prestação de cuidados por pessoas com perfil e qualificações adequadas a pessoas cuidadoras informais, para que estas possam dedicar-se a qualquer outra atividade que constitua um benefício pessoal, não a substituindo, nem substituindo outros serviços prestados pelas IPSS locais.
Mas existem outras respostas previstas como o Gabinete de Apoio ao Cuidador, os Programas Psicoeducativos e os Grupos de Ajuda Mútua.
Já a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, fez questão de saudar todos os técnicos e dirigentes das instituições presentes, elogiando ainda a participação ativa dos utentes nas várias atividades promovidas ao longo do ano e que visam aumentar a sua qualidade de vida.
Presentes na sessão estiveram ainda a Vereadora da Saúde, Desenvolvimento e Coesão Social, Ângela Miranda, e o Vereador dos Recursos Humanos, Valentim Campos.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
