Cine-teatro Constantino Nery com lotação esgotada para ouvir o alentejano que enche palcos de Toronto a Paris ou Zagreb
Foi na noite de 25 de abril e no âmbito das comemorações dos 40 anos desta tão importante data da história portuguesa, que o alentejano que esgota salas em todo o mundo, António Zambujo, atuou no Cine-teatro Constatino Nery.
No concerto em que foram apresentados temas do seu último álbum, “Quinto”, lançado em 2012, estiveram presentes o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Eduardo Pinheiro e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
António Zambujo é um músico português nascido em 1975, em Beja, no Alentejo. Cresceu a ouvir o cante alentejano. A harmonia das vozes, a cadência das frases e o tempo de cada andamento, foram para sempre uma influência. António Zambujo começou a estudar clarinete com 8 anos, estreando-se no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Ainda pequeno, apaixonou-se pelo Fado e pelas vozes de Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Max, entre muitos outros. Com o curso de clarinete na bagagem, ruma a Lisboa, onde Mário Pacheco, intérprete e compositor de guitarra portuguesa lhe abre a porta do conhecido Clube do Fado, no bairro de Alfama, onde passou a tocar. Pouco depois, integra o musical Amália, dirigido por Filipe La Féria.
Na sequência do êxito de O mesmo fado recebe o prémio de ‘Melhor Nova Voz do Fado’, já atribuído pela Rádio Nova FM a intérpretes como Mariza, Camané ou Mafalda Arnauth.
Além dos concertos em Portugal, António Zambujo apresenta-se com regularidade em cidades como: Toronto, Paris, Santander, Sarajevo, Zagreb.
2012 marca o lançamento do seu 5º álbum, apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian. Zambujo vê assim o lançamento do seu álbum inserido na programação do Ciclo de Músicas do Mundo desta instituição.
'Quinto', a primeira aventura discográfica do músico sob a chancela da Universal Music Portugal. Do Alentejo para o mundo, a obra de António Zambujo é elogiada nos quatro cantos do globo.