Fernando Leite, administrador-delegado, foi homenageado numa sessão comemorativa que decorreu no Palácio da Bolsa
O 40.º aniversário da Lipor foi assinalado com uma Sessão Solene que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, tendo Matosinhos sido representado pelo Vereadora do Ambiente e Transição Energética, Manuela Álvares.
Criada há 40 anos, a LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Nesta comemoração, o Conselho de Administração decidiu reconhecer quatro organizações: a ACR+, Associação das Cidades e Regiões para a Gestão Sustentável dos Resíduos; a ISWA, Associação Internacional para os Resíduos Sólidos; a CEWEP, Confederação Europeia das Centrais de Valorização Energética de Resíduos e a GRACE, Empresas Responsáveis.
As quatro entidades, três de âmbito internacional e uma nacional, foram distinguidas pela importância que têm tido no apoio ao projeto da LIPOR e seus Municípios, pelo suporte que têm dado do ponto de vista técnico, pela relevância com que divulgam o pioneirismo e a peculiaridade do trabalho que a LIPOR desenvolve.
Foi também homenageado Fernando Leite, Administrador-Delegado da LIPOR.
A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de Resíduos Urbanos, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.