Foram quatro dias de grande animação. Os Hospitalários no Caminho de Santiago estiveram aí, de 10 a 13 de Setembro. Uma iniciativa que já faz história e que visa promover os Caminhos de Santiago no concelho de Matosinhos, bem como um dos monumentos mais emblemáticos do Norte do país - o Mosteiro de Leça do Balio.
Foram quatro dias de grande animação. Os Hospitalários no Caminho de Santiago estiveram aí, de 10 a 13 de Setembro. Uma iniciativa que já faz história e que visa promover os Caminhos de Santiago no concelho de Matosinhos, bem como um dos monumentos mais emblemáticos do Norte do país - o Mosteiro de Leça do Balio - através da recriação da época medieval, com os seus costumes, tradições e vivências.
No decorrer desta edição, foram múltiplos os motivos para uma visita à zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio, onde imperou a diversão e onde foi possível observar os mais diversos animadores, com indumentária, cantares e dizeres a preceito.
O evento organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos apresentou, ao longo de quatro dias, uma intensa programação cultural e científica que realçou a importância dos Caminhos de Santiago no Concelho, a sua ligação ao Mosteiro e à Ordem do Hospital, contando com várias recriações históricas: Recriação da Lenda do Ferro Caldo, Recriação do Casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles, entre outras, bem como uma Conferência sob o tema “O Caminho de Santiago” pela Confraria de Santiago de Vigo.
Artesãos com trabalho ao vivo, saltimbancos, torneios a cavalo, acampamentos militares, passeios de burro, liças de armas, concertos, ceias medievais, tabernas medievais, falcoaria, peregrinação pelos antigos Caminhos de Santiago no concelho de Matosinhos, visitas guiadas às capelas de Santo António do Telheiro, da Ermida, de Nossa Senhora da Apresentação, de Santa Ana, e do Encontro, à Ponte da Pedra e ao Mosteiro de Leça do Balio, não faltaram iniciativas para fazer o deleite de miúdos e graúdos.