1 milhão e 200 mil euros a Autarquia atribuiu a propósito da cedência de Instalações Desportivas sob a alçada da Matosinhos Sport
Ao todo foram 39 as associações que assinaram no sábado, dia 29 de Junho, pelas 10 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, protocolos com a Câmara Municipal de Matosinhos.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, mostrou-se satisfeito por a Autarquia ter conseguido “ganhar uma corrida contra o tempo”, assinalando ainda no último sábado de Junho, o apoio assumido às colectividades e que garante, desta forma, a gratuitidade do usufruto das instalações desportivas da Matosinhos Sport que, por imposição recente do Governo, passou a ser taxado com 23 % de IVA. Marcaram também presença o Vereador do Desporto, Dr. Guilherme Aguiar, o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, e a Administradora da Matosinhos Sport, Engª Helena Vaz.
“O que estamos aqui a fazer é a corresponder a uma exigência legal uma vez que agora a presença das coletividades nos recintos da Matosinhos Sport implica o pagamento de 23% de IVA. O Estado entende que a Câmara não pode cobrir o déficit da Matosinhos Sport. Esquece-se que esse déficit somos todos nós, os cidadãos que utilizam gratuitamente essas instalações desportivas. Por isso mesmo, fizemos de forma diferente, dando maior transparência a todo este processo de cedência de instalações, assinando hoje estes protocolos que implicam 1 milhão e 200 mil euros. Assim, sabemos quanto custa à Câmara Municipal de Matosinhos a utilização pelas colectividades do concelho das instalações desportivas do município”, explicou o Presidente da Câmara.
O autarca recordou ainda que Câmara gasta anualmente com o desporto no concelho, onde existem cinco mil atletas de formação e 4 mil federados, cerca de 2 milhões e 100 mil euros. “O dinheiro que a Autarquia gasta no desporto, fá-lo com gosto. Eu sou apenas o gestor do nosso condomínio e, por isso, tenho obrigação de avaliar se estamos a gastar bem. E tenho a certeza que sim. Basta ver o desporto jovem, o desporto informal, os recintos que temos, as iniciativas que desenvolvemos e o valor que cada um de nós dá à palavra Desporto em Matosinhos”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
Os clubes que assinaram o protocolo de cedência de instalações desportivas sob alçada da Matosinhos Sport foram:
Alfa Académico Clube,
Associação a Casa do Caminho,
Associação Académica de Leça,
Associação Académica de S. Mamede,
Associação de Basquetebol do Porto,
Andebol Clube Os Lusitanos,
Atlético Desportivo Polenenses,
Associação de Estudo de Karaté,
Associação Hóquei Clube Santa Cruz,
A. P. P. A. C. D. M. de Matosinhos,
Associação Recreativa Cultural e Desportiva Junqueira F. C.,
Barranha Sport Clube,
Clube de Andebol de Leça,
Clube de Desporto C+S de Lavra,
Grupo Desportivo Aldeia Nova,
Grupo Desportivo Basquete de Leça,
Grupo Desportivo do Bairro de Pescadores de Matosinhos,
Grupo Desportivo Cultural e Recreativo Água Viva,
Grupo Desportivo Leões da Agra,
Grupo Desportivo Mini-Águias,
Grupo Desportivo Praia Mar,
Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó,
Grupo Desportivo e Recreativo Juventude das Ribeiras,
Guifões Sport Clube,
Juventude Desportiva Guifonense,
Junta de Freguesia de Custóias,
Junta de Freguesia de Guifões,
Junta de Freguesia de Leça da Palmeira,
Junta de Freguesia de S. Mamede Infesta,
Jornada Mágica - Associação Desportiva e Cultural,
Leça Futebol Clube,
Leixões Sport Clube,
Os Amigos da Cave 94,
Padroense Futebol Clube ,
Real Clube Senhorense,
Rolar Matosinhos - Associação Desportiva,
Santa Cruz Futebol Clube,
S. K. A. D. - Shotokan - Karate-Do - Associação Desportiva, e
União de Custóias Futsal Clube.
Ainda durante este cerimónia, foi assinado um protocolo para construção do complexo desportivo do Grupo Desportivo da Aldeia Nova, no valor de 687.686,15 €
![]()
