Cerca de duas mil pessoas participaram na Mini Maratona e na Caminhada “Acreditar”.
Um completo domínio africano foi a nota dominante da 3ª Meia Maratona Internacional de Matosinhos, corrida em simultâneo com uma mini-maratona e uma caminhada, ambas com quatro quilómetros de extensão.
No sector masculino, um ugandês e três quenianos não deixaram os seus créditos por pernas alheias, e desde cedo lançaram as bases da corrida: ritmo forte, a desgastar o pelotão luso.
Da estratégia resultou a vitória de Elisha Birgem (Uganda), com 1.03,26 horas para os 21.097 metros do percurso, com o queniano Sammy Tum a cortar a meta em segundo lugar, a 13 segundos, e o seu compatriota Hillary Kipchumba a fechar o pódio, com mais 46 segundos que o vencedor.
O melhor português foi António Salvador (Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Ovar), terminando a corrida na quinta posição, com 1.0545 horas.
Também nas senhoras foi notória o andamento superior imposto por duas atletas africanas: Anne Bererwe, que viria a ganhar a prova, com 1.1,46 horas, e Helen Cherono, que passou a meta 58 segundos depois. A única presença portuguesa no pódio de Matosinhos pertenceu a Leonor Carneiro: a atleta do Maratona terminou em terceiro lugar,com 1.14,03 horas.
A Meia Maratona Internacional de Matosinhos'2007 contou com cerca de dois mil participantes, entre os quais o Vice-Presidente da Câmara Dr. Nuno Oliveira, considerando os integrantes das duas competições associadas (mini-maratona e caminhada), e distribuiu prémios monetários idênticos para os três primeiros de cada género: 1250 Euros para o vencedor, 850 Euros para o segundo classificado e 650 Euros para o terceiro colocado.
A prova contou, ainda, com a presença de António Pinto e Manuela Machado, dois nomes homenageados pela organização, e com uma percentagem da receita apurada com o valor monetário das inscrições a reverter para a "Acreditar" e para o Núcleo de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa.