De 14 a 19 de Julho, e à semelhança de anos anteriores, as diversas escolas de dança do concelho têm oportunidade de apresentar ao grande público o resultado do seu trabalho anual, em espectáculos que terão lugar no Parque 25 de Abril, em Matosinhos.
Os jardins e o lago envolvente ao edifício da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, ao lado do edifício da Câmara Municipal de Matosinhos constituíram no dia 14 de Julho o palco de abertura da 3ª Edição do Festival “Dancem Todos”.
De 14 a 19 de Julho, e à semelhança de anos anteriores, as diversas escolas de dança do concelho têm oportunidade de apresentar ao grande público o resultado do seu trabalho anual, em espectáculos que terão lugar todos os dias à noite (21h30) num outro jardim da cidade: o Parque 25 de Abril, uma vez que o “palco” tradicional deste evento (o jardim do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira) se encontra temporariamente encerrado devido a obras de valorização daquele espaço.
Esta iniciativa, que vem marcando a agenda cultural de Verão de Matosinhos desde 2006, surgiu da vontade da Autarquia em apoiar e valorizar o trabalho desenvolvido por estas instituições, algumas das quais já com longos anos de actividade e todas de reconhecido mérito.
A abertura decorreu com uma mostra do repertório das várias escolas, seguindo-se, no dia 15 de Julho a exibição da Escola de Danças de Salão de Leça da Palmeira e da Just Dance School.
No dia 16, Quarta-feira, será a vez da COM PASSOS, Escola de Bailado, seguindo-se as actuações da Escola de Ballet de Leça da Palmeira (17 Julho), da Academia de Música e Bailado Alberta Lima e da Esquina do Tango (18 de Julho) e, no sábado, para encerrar, da Academia de Bailado de Matosinhos.
Procurando envolver toda a população e responder ao desafio do próprio título do festival – Dancem Todos!- decorreu na tarde de 16 de Julho um baile sénior destinado aos frequentadores dos Centros de Dia e Lares de 3.ª Idade do concelho onde imperou a animação e a boa disposição e onde todos puderam mostrar os seus dotes de dançarinos.
A esta programação altamente diversificada e que pretende abranger todas as faixas etárias falta, ainda, incluir uma “milonga”/noite de tango argentino aberta a toda a gente, a partir das 23h30 da próxima sexta, bem como um espectáculo de dança para crianças, “A Rainha da Neves”, na tarde de sábado (15h00).
Junte-se a nós nesta festa da dança. Momentos de rara beleza a não perder!