
Abertas as candidaturas para apoio a ideias de negócio inovadoras na área da economia azul
A Câmara Municipal de Matosinhos promove, em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a 3.ª edição do BluAct, um programa de apoio ao crescimento da economia azul, que visa apoiar ideias de negócio inovadoras.
“Tens uma ideia para tornar a economia azul mais sustentável?” Este foi o mote deixado hoje na UPTEC – Mar, em Leça da Palmeira, no arranque da 3.ª edição da iniciativa. A partir de hoje e até 5 de novembro, os interessados poderão apresentar as suas candidaturas ao projeto.
Representantes da autarquia e das uniões de freguesia, da UPTEC-Mar, de empresas parceiras como a Indaqua, o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e do novo parceiro Conservas Portugal Norte, associaram-se ao lançamento da 3.ª edição.
Podem candidatar-se todas as ideias de negócio relacionados com a sustentabilidade no setor da água; pesca, transformação, conservação e comercialização do pescado; aquacultura, bio recursos e biotecnologia azul; portos, transportes e logística; indústrias navais e energias marinhas; náutica e turismo náutico, desde que produzam efeito na economia do mar, entre outras.
Os três melhores projetos terão à sua espera o direito à incubação na UPTEC durante 12 meses. Ao 1º lugar será atribuído um programa de aceleração de empresas suportado pela Indaqua e promovido pela UPTEC para os projetos empresariais constituídos como empresas vocacionadas para a sustentabilidade e economia circular no valor de 5 mil euros. Ao projeto vencedor que apresente soluções na temática “sustentabilidade na indústria conserveira”, será atribuído o prémio de 2 mil e 500 euros, possível pela nova parceria estabelecida com a Conservas Portugal Norte.
Carlos Mouta, vice-presidente da Câmara de Matosinhos, realçou a importância para a autarquia em apoiar projetos de relação com o mar. “São projetos que nos permitem lançar sementes, para mais tarde recolher os frutos”, salientou. “Não será muito provavelmente no nosso tempo, mas é um caminho que tem de ser percorrido com vista a um futuro mais sustentável”, concluiu.
As startups vencedoras da edição 2022 do BluAct – FilterCork, Inclita Seaweed Solutions e Windcredible – marcaram também presença, apresentando os projetos vencedores e partilhando a sua experiência, bem como o trabalho desenvolvido até à atualidade.
A cerimónia encerrou com uma sessão de networking.
Fases da 3.ª edição do BluAct:
- 9 de outubro a 5 de novembro – apresentação de candidaturas;
- 7 de novembro - seleção e comunicação dos resultados;
- 9 e 10 de novembro - programa BluAct @UPTEC MAR; seminários e treino de apresentação e mentoria;
- 13 de novembro – evento final – apresentação da ideia de negócio ao júri até 10 empresas e escolha dos três projetos vencedores.
Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/p/bluact









