12.10.11
Bandeira verde reconhece a existência de trabalho e dedicação ao nível da educação ambiental e da educação para a sustentabilidade.
No dia 7 de Outubro, decorreu a cerimónia nacional de entrega do Galardão Eco-Escolas 2010/2011 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no Pavilhão Salvador Machado em Oliveira de Azeméis e o Município de Matosinhos esteve presente. O Dia das Bandeiras Verdes constitui o culminar dos projectos desenvolvidos no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Em 2010/2011 estiveram inscritas mais de 1500 escolas do continente e regiões autónomas, das quais depois de avaliadas as candidaturas, 1209 demonstraram possuir a qualidade suficiente para, segundo os critérios da Foundation for Environmental Education (FEE) lhes ser atribuída a designação de Eco-Escola.
As 1209 Bandeiras Verdes serão hasteadas nas escolas de 219 Municípios, simbolizando o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental e educação para a sustentabilidade. Matosinhos ocupou novamente um lugar de destaque a nível nacional, estando entre os Municípios com mais escolas galardoadas: Sintra (91), Vila Nova de Gaia (33), Ílhavo (31), Matosinhos (29), Pombal (29), Câmara de Lobos (27), Funchal (21). No total de 219 Municípios com escolas galardoadas com Bandeiras Verdes, Matosinhos ficou em 4º lugar a nível Nacional.
No ano lectivo 2010/2011 estiveram inscritas 31 escolas do concelho de Matosinhos tendo sido 29 galardoadas com a Bandeira Verde, registando-se uma taxa de sucesso de implementação do Programa de cerca de 94%. Ao nível da Área Metropolitana do Porto, Matosinhos foi o segundo município com maior número de escolas com Bandeira Verde – 29 Eco-Escolas. Vila Nova de Gaia registou no ano lectivo 2010/2011 o maior número de Eco-Escolas na zona do Grande Porto com 33 bandeiras verdes mas uma taxa de sucesso de apenas 69%. O Município de Gondomar foi galardoado com 19 Eco-Escolas, o Porto com 13 Eco-Escolas, a Maia com 4 Eco-Escolas, Vila do Conde com 2 Eco-Escolas e Valongo com 1 Eco-Escola.
As escolas de Matosinhos galardoadas no âmbito do Programa Eco-Escolas 2010/2011 são: Escola Secundária da Boa Nova; Escola Secundária do Padrão da Légua; Escola Secundária João Gonçalves Zarco; Escola Secundária Augusto Gomes; Escola Secundária Abel Salazar; EB 2,3 de Passos José; EB 2,3 Leça do Balio; EB 2,3 Professor Óscar Lopes; EB 2,3 Maria Manuela Sá; EB 2,3 Dr. José Domingues dos Santos; EB 2,3 de Perafita; EB 2,3 de Leça da Palmeira; EB I/JI da Barranha; EB1/JI Quinta de S. Gens; EB 1 Quatro Caminhos; EB 1 do Sobreiro; EB 1/JI Agudela; EB1/JI Praia de Angeiras; EB1/JI de Cabanelas; EB1/JI de Gondivai; EB1 do Araújo; EB1/JI Monte da Mina; EB1 da Cruz de Pau; EB1 da Biquinha; EB1 Padre Manuel de Castro; Externato Padre Cruz; Jardim-Escola João de Deus; Associação Mamedense de Apoio Social e Centro Infantil de Matosinhos.
Destaca-se ainda que ao nível dos concursos facultativos Eco-Escolas 2010/2011, a escola EB 2,3 de Leça da Palmeira foi vencedora do Concurso Geração Depositrão na Actividade Criativa – Vídeo REEE (3º ciclo e Secundário), com o vídeo “A Viagem da Televisão”.
O Programa Eco-Escolas é um projecto de educação ambiental, promovido a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e apoiado localmente pelos Municípios Parceiros. Trata-se de um programa de educação ambiental que pretende encorajar acções bem como reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, contribuindo para a implementação de uma Agenda XXI Escolar.
A inscrição no Programa Eco-Escolas 2011/2012 deve ser efectuada até ao dia 31 de Outubro de 2011, junto da ABAE, através do preenchimento dos dados constantes da ficha de inscrição e junção da Declaração da Escola e Declaração do Município (deve ser solicitada ao Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos).
A inscrição deverá realizar-se on-line em: http://plataformas.abae.pt/ecoescolas/professor.html
Todos os passos para realizar a inscrição no Programa Eco-Escolas encontram-se descritos na página www.abae.pt. No entanto, caso encontre dificuldades em utilizar a plataforma, poderá em alternativa enviar a ficha de inscrição preenchida por correio electrónico para ecoescolas@abae.pt ou ainda recorrendo ao fax ou à morada postal da ABAE.

Conteúdo atualizado em12 de outubro de 2011às 15:36

