
Concerto comemorativo, fogo de artifício, hastear de bandeiras e atribuição de medalhas são alguns dos pontos altos das comemorações
No 48.º aniversário das comemorações do 25 de abril, a Câmara Municipal de Matosinhos assinala, como habitualmente, a passagem de mais um aniversário da revolução com um programa especial, do qual destacamos algumas iniciativas.
No dia 24 de abril, pelas 22h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho vai ser palco do concerto comemorativo do 25 de abril "Zeca canta Zeca". Ao longo de uma hora e meia serão apresentados temas musicais, histórias de vida e acontecimentos ligados a Zeca Afonso, proporcionando aos espectadores uma verdadeira viagem pela sua vida e obra tão diretamente ligada aos ideais de luta pela liberdade e solidariedade.
O programa das comemorações do 25 de abril terá depois o seu seguimento com o tradicional e sempre muito esperado fogo de artifício, à meia-noite, no Parque Basílio Teles.
No feriado, as celebrações iniciam-se com o hastear das bandeiras, pelas 10h20, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal na Sala de Sessões Pública, pelas 10h30, e a cerimónia de entrega de atribuição de medalhas e distinções honoríficas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 11h00. Estas iniciativas serão transmitidas no canal de Youtube da autarquia.
A Câmara Municipal atribuirá sete Medalhas de Mérito Dourada. Os galardoados deste ano são o Padre Américo de Sá Rebelo, pároco de Guifões; Jaime de Jesus Baptista, Delegado de Saúde de Matosinhos e coordenador da Unidade de Saúde Pública; a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos; e as quatro Corporações de Bombeiros do concelho de Matosinhos, Matosinhos-Leça, Leixões, Leça do Balio e São Mamede de Infesta.
O Padre Américo de Sá Rebelo é desde 1971 pároco de Guifões, tendo cumprido a 27 de dezembro de 2021 precisamente 50 anos à frente da paróquia de Guifões. Durante este período, salienta-se a construção do Salão Paroquial de Guifões, da Igreja da Sagrada Família e a requalificação profunda da Igreja Matriz de Guifões, mas não são quantificáveis as ações que o Padre Américo tem vindo a desenvolver em prol das comunidades onde esteve inserido ao longo dos seus anos de sacerdócio.
Jaime de Jesus Baptista, delegado de Saúde de Matosinhos e coordenador da Unidade de Saúde Pública, a ULS de Matosinhos e as quatro Corporações de Bombeiros do concelho de Matosinhos sempre tiveram um papel fundamental na nossa comunidade, mas o seu trabalho e dedicação ganharam ainda uma maior visibilidade durante a pandemia por COVID-19 que se instalou no nosso país em março de 2020. Num esforço conjunto sem precedentes, o trabalho desenvolvido em várias frentes por estas personalidades e entidades, nomeadamente no que diz respeito à logística que envolveu a situação de utentes institucionalizados infetados com o coronavírus, os profissionais e as próprias instituições, passando pela construção, em tempo recorde, de uma nova Unidade de Cuidados Intensivos, a criação de centros de testagem e de vacinação e todo o processo de vacinação ou o contacto de proximidade com as populações, em situações como o acompanhamento de doentes ou em isolamento profilático, em muitos casos, o único contacto de muitos cidadãos com o exterior, levando-lhes alimentos, fármacos, outros bens essenciais e uma palavra amiga, são apenas alguns exemplos de ações que revelam um esforço e dedicação que merecem o devido reconhecimento por parte da Câmara Municipal.
Refira-se que a programação que assinala o 48.º aniversário do 25 de abril de 1974, teve início na passada terça-feira, 19 de abril, com a abertura ao público na Biblioteca Municipal Florbela Espanca da exposição documental “abril na Biblioteca – Testemunhos documentais”.
Veja aqui a programação completa:
![]()
