Concerto de Vitorino e fogo de artifício assinalam as comemorações do 44.º aniversário da Revolução de Abril
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu na noite de ontem, 24 de abril, um concerto de Vitorino, integrado nas comemorações do 44º aniversário do 25 de abril de 1974.
Perante uma sala cheia, em que marcaram presença a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o vice-presidente Eduardo Pinheiro, o vereador da Cultura, Fernando Rocha, o vereador da Mobilidade e Transportes, José Pedro Rodrigues, o administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia, entre muitos outros, Vitorino incluiu no seu reportório temas de sempre, e que o celebrizaram, e outros mais recentes.
Refira-se que Vitorino Salomé pertence desde há muito ao imaginário musical português. Temas como "Menina estás à Janela", "Queda do Império", "Tinta Verde", "Laurinda" ou "Leitaria Garrett" têm marcado várias gerações. Marginal, anarquista, romântico, republicano, alentejano, erudito são alguns adjetivos que podem descrever Vitorino isoladamente, mas que, sem dúvida, compõem a sua personalidade.
Vitorino começou a cantar nos anos 1970 acompanhando Zeca Afonso, figura marcante no desenvolvimento da sua carreira e sempre musicalmente referenciado em todos os seus espetáculos.
Desde a edição do seu primeiro álbum em 1975, Vitorino tem sabido manter-se fiel às suas origens alentejanas, divulgando-as, e construindo um universo musical também marcado pela temática amorosa e urbana, nomeadamente através de vários retratos da cidade de Lisboa.
O programa das comemorações do 25 de abril teve o seu seguimento com o tradicional e sempre muito esperado fogo-de-artifício, à meia noite, no Parque Basílio Teles.
Relembre-se que a programação que assinala o 44º aniversário do 25 de abril de 1974, também chamado Dia da Liberdade, teve início no dia 18 de abril com a inauguração da exposição “Portugal Imaginário — Turismo, Propaganda e Poder”, uma mostra centrada no material gráfico e publicitário criado pela propaganda do Estado Novo, que estará patente na Casa do Design, em Matosinhos, até ao dia 1 de setembro.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
