Uma iniciativa que contou com a participação de mais de uma centena de jovens com vários tipos de deficiência.
No dia 10 de janeiro teve lugar o 22º Grande Prémio dos Reis, organizado pela vigésima vez consecutiva pela APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades locais.
Desde 1995 que esta tradicional “Corrida dos Reis” passou definitivamente para Matosinhos, depois da estreia em 1993 na Covilhã e de uma passagem por Portalegre na 2ª edição.
Com partida e chega junto ao Parque Basílio Teles, mesmo em frente ao edifício dos Paços do Concelho, o percurso passou pelas ruas circundantes da Câmara Municipal.
Esta iniciativa decorreu uma vez mais fruto da organização conjunta entre a ANDDI-Portugal (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), a APPACDM-Matosinhos e a Câmara de Matosinhos e juntou mais de uma centena de jovens com vários tipos de deficiência. Uma corrida para todos e para toda a gente ver.
Nas imediações da autarquia “reinaram” Vitor Pleno da APPACDM-Coimbra e Cristina Soares do Clube Gaia na prova principal. Nuno Fernandes também do Clube Gaia e a atleta da casa Elsa Taborda foram os vencedores na categoria Síndrome de Down.
Para além da “Caminhada Para Todos”, correram-se ainda outas provas adaptadas destinadas a atletas com deficiências mais acentuadas, de que são exemplo os 100 metros de cadeira de rodas, os 100 metros de problemas motores masculinos e femininos, os 1000 metros de atividade adaptada, entre outros.
A entrega de prémios decorreu na sala de sessões pública da Câmara Municipal de Matosinhos e contou com a presença do Vice-Presidente da autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro e da Administradora da Empresa Municipal de Desporto Matosinhos Sport, Engª. Helena Vaz.