A realização do Grande Prémio dos Reis conta já com 20 anos. E, mais uma vez, a Câmara Municipal de Matosinhos e outras entidades locais apoiaram a realização desta prova que é já considerada uma das clássicas do calendário nacional.
20 anos depois do seu arranque em 1994 na Covilhã, com a edição seguinte a ter lugar na bela cidade alentejana de Portalegre, o Grande Prémio dos Reis passou definitivamente a realizar-se em Matosinhos a partir de 1996.
A ANDDI-Portugal (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual- Portugal) e a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) foram as responsáveis pela organização desta prova que contou com a presença do Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
Bruno Gaspar venceu a corrida no setor masculino à frente dos colegas de equipa do Clube Gaia, Domingos Oliveira e Vítor Pereira. Na corrida de Reis feminina a vencedora foi Cristina Soares do Clube Gaia. A equipa gaiense venceu coletivamente.
Realizaram-se, ainda, mais 8 provas de corrida e uma caminhada, destinadas a atletas com outros níveis de deficiência intelectual, síndrome de down e problemas locomotores associados.
Mais uma edição onde imperou o bom clima desportivo. Até para o ano.