
Chegou ao fim a exposição dedicada ao trabalho desenvolvido na área da habitação social
Cerca de 300 mil pessoas passaram pelo NorteShopping na última semana e visitaram a exposição “Passado, Presente e Futuro – 20 Anos MatosinhosHabit”.
Inaugurada no passado dia 16 de agosto, a exposição foi desenvolvida pela Esad—Idea, Investigação em Design e Arte, dando a conhecer ao público o trabalho desenvolvido pela MatosinhosHabit, entidade responsável pela gestão do parque habitacional da Câmara Municipal de Matosinhos.
Ao todo, são 4321 fogos (dados de 2017), distribuídos por 51 conjuntos habitacionais, nos quais residem 10.472 pessoas.
15% dos conjuntos habitacionais (652) situam-se na união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, 19% (837 fogos) em São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, 32% (1409) em Matosinhos e Leça da Palmeira, e 34% (1423 fogos) na união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
A exposição dá conta da evolução da habitação social, desde as ilhas e as barracas edificadas na década de 60, passando pela constituição da MatosinhosHabit em 1998, apresentando ainda os conjuntos habitacionais construídos e requalificados nos últimos 20 anos, como o da Cruz de Pau, Bairro dos Pescadores, Praia de Angeiras, Monte Espinho, entre outros.
A mostra divulgou ainda iniciativas de caráter social como o projeto “Matosinhos Solidário”, o projeto “Escolhas” ou o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, a Habitação Partilhada, o projeto de arte urbana MURAL(IZ)ARTE, além de projetos futuros como a reabilitação urbana, a descentralização dos atendimentos ou a criação do Centro de Apoio à Vida Independente.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos marcou ontem presença no encerramento da exposição. Luísa Salgueiro frisou que “a MatosinhosHabit tem um percurso muito importante na definição do nosso território”. “Depois da erradicação das barracas, as necessidades das pessoas mudaram e a MatosinhosHabit tem vindo sempre a procurar dar respostas mais ajustadas às necessidades atuais, desenvolvendo uma relação de proximidade com as pessoas. A humanização é uma prioridade. A MatosinhosHabit não gere só o parque habitacional, gere famílias e agregados familiares. Além da habitação, existem outras necessidades, como o emprego, para as quais a MatosinhosHabit, em articulação com outras entidades, tenta dar resposta”, explicou Luísa Salgueiro, que se fez acompanhar pela administradora da MatosinhosHabit, Fernanda Rodrigues.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
