
A dança contemporânea está de volta às cidades da Frente Atlântica do Porto
Foi hoje apresentada no Teatro Rivoli, no Porto, a segunda edição do Festival Dias da Dança (DDD).
De 27 de abril a 13 de maio, Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia acolhem 35 espetáculos que envolvem 287 artistas.
Organizado pelo Teatro Municipal do Porto/Câmara Municipal do Porto em parceria com a Câmara Municipal de Gaia e com a Câmara Municipal de Matosinhos, o festival tem como co-produtores o Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre, o Teatro Nacional São João, o Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, o Coliseu Porto, a Fundação de Serralves, o Teatro do Bolhão, o balleteatro, o Armazém 22 e a mala voadora.
Para Rui Moreira, “este festival resulta da articulação política, social e cultural de três cidades”. “O sucesso da primeira edição atingiu as nossas expectativas”, admitiu o Presidente da Câmara Municipal do Porto. Em relação à programação, Rui Moreira adiantou que a edição deste ano revela uma “montra invulgarmente sólida num festival jovem”.
O orçamento para a edição deste ano é de 434 mil euros. As autarquias da Frente Atlântica do Porto apresentaram uma candidatura ao programa “Norte 2020” em setembro do ano passado, mas ainda sem reposta, como referiu Rui Moreira. Aliás, sobre esta matéria, Eduardo Pinheiro disse acreditar que “os fundos necessários irão chegar”.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos disse que o Festival Dias da Dança “é um excelente exemplo das vantagens que advêm da cooperação da Frente Atlântica”. O edil explicou que, em Matosinhos, o ensino da dança “está em crescimento” e que se trata de “um fenómeno espontâneo, mas que está para durar”. A realização do evento “Dancem Todos”, duas vezes por ano, é um projeto da Câmara de Matosinhos que visa dar a conhecer as escolas e o trabalho dos alunos nesta área. Em representação do Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, esteve o Vereador da Cultura Delfim Sousa. “Este é um momento feliz. É um dos projetos mais importantes em Portugal e na Europa. As cidades precisam hoje deste exemplo. Em vez de estarmos de costas voltadas, aprendemos uns com os outros”, sintetizou o autarca.
Presente na conferência de imprensa esteve também o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Quanto à programação, o diretor artístico do festival Tiago Guedes anunciou que, no próximo dia 12 de abril, a partir das 18h15, será efetuada a apresentação pública do programa evento nas três cidades, mais concretamente na Estação de Metro de Santo Ovídio, na Estação de Metro da Trindade e no Mercado de Matosinhos. Aliás, neste último local estão previstas dez instalações artísticas.
A edição deste ano aumentou seis dias na sua duração. Ao longo de 17 dias, irão realizar-se 35 espetáculos, oito deles em estreia nacional e nove estreias absolutas. A programação distribuiu-se três áreas específicas: DDD IN – espetáculos de auditório; DDD OUT, que comporta os projetos em espaços públicos e DDD – Extra, que complementa os espetáculos com um conjunto de masterclasses, workshops, encontros, conversas pós-espetáculos e sessões de cinema e ainda as festas.
No caso de Matosinhos, o primeiro espetáculo terá lugar no dia 29 de abril, pelas 18h30, no Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery. Trata-se de um espetáculo da coreógrafa Cláudia Dias e intitula-se “Terça-feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar”.
Para o dia 6 de maio, no mesmo local, pelas 21h30, está marcada a estreia nacional de “Tordre” de Rachid Ouramdane.
No dia 11 de maio, no mesmo local, a partir das 21h30, terá lugar “A perna esquerda de Tchaikovsky” pela Companhia Nacional de Bailado, com coreografia de Tiago Rodrigues.
No dia 12 de maio, pelas 16h00, a entrada da Casa do Design recebe o espetáculo de Isabel Barros e Vitor Rua “À Lagardère”
No dia 13 de maio, pelas 16h00, no Constantino Nery, será apresentado o espetáculo “Tundra” de Luís Guerra. No mesmo dia, mas às 19h00, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca acolhe “Efígie/ Choros Landscape” de Flávio Rodrigues.
Consulte o programa completo em http://festivalddd.com/pt/programme/y/2017/
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
