
Candidaturas até 19 de junho para projetos de negócios e empreendedorismo sustentável
A partir de hoje, estão abertas as candidaturas para a segunda edição do BluAct, um programa de apoio ao crescimento da economia do mar, que visa apoiar ideias de negócio inovadoras, sobretudo intensivas em conhecimento e tecnologia, e promover a criação de emprego qualificado, fomentando a economia do concelho de Matosinhos.
O BluAct nasceu a partir da rede europeia URBACT e das boas práticas associadas à criação de start-ups no vetor da economia do mar, envolvendo sete cidades portuárias europeias: Matosinhos (Portugal), Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).
Bioworld, PINKTech e Blue_container foram os três projetos vencedores da primeira edição deste concurso de empreendedorismo.
Para a segunda edição do BluAct, já sem a chancela da rede europeia, a Câmara Municipal de Matosinhos conta com uma rede de parceiros. São eles: CEIIA, CIIMAR, CITEM, FÓRUM OCEANO, INDAQUA, INEGI, INESC-TEC, LIPOR, SONAE, SUPER BOCK GROUP e UPTEC- Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
A segunda edição do BluAct foi hoje apresentada nas instalações da UPTEC- Mar, em Leça da Palmeira, e contou com a participação do Vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, da Vereadora do Ambiente, Manuela Álvares, da Vereadora do Desenvolvimento Económico, Marta Pontes, da diretora executiva da UPTEC, Maria Oliveira, da diretora de projetos de investimento da UPTEC, Susana Pinheiro, entre outras personalidades.
O BluAct destina-se a pessoas com projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio ou a empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, e com impacto significativo na Economia do Mar.
A Comissão de Avaliação, constituída por representantes do município de Matosinhos, da UPTEC e da Indaqua, avaliará os projetos, tendo como critérios a inovação ou potencial tecnológico, o potencial de negócio, a rapidez de entrada no mercado ou existência de MVP – Minimum Viable Product, a sustentabilidade e potencial de impacto ambiental, o potencial de criação de postos de trabalho e impacto na comunidade, e as competências e complementaridade da equipa.
Até 22 de junho de 2022 serão selecionadas até 10 ideias de negócio que serão convidadas a participar num programa de ideação na UPTEC-Mar, para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócios.
No dia 7 de julho, os 10 projetos empresariais serão apresentados e selecionados três finalistas. Os prémios atribuídos aos finalistas incluem a incubação na UPTEC Polo do Mar durante um ano, o acesso ao programa de aceleração de empresas suportado e promovido pela UPTEC e a inscrição na Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, com isenção de quota de associados nos dois primeiros anos, caso estejam constituídos como empresa.
Ao projeto empresarial que demonstrar maior exequibilidade do ponto de vista da sustentabilidade e qualidade ambiental, será ainda atribuído o Prémio BluEco pela Indaqua-Matosinhos, no valor pecuniário máximo de cinco mil euros.
O período de candidaturas abriu hoje e termina a 19 de junho. Para submeter a candidatura, aceda a https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/bluact-matosinhos
