Novo protocolo assinado prevê integração da educação ambiental no Currículo Local de Educação
O Centro de Monitorização Ambiental (CMIA) de Matosinhos, dedicado à divulgação científica e à educação ambiental na área do mar, já recebeu mais de 18 mil pessoas.
O CMIA resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).
Este equipamento abriu portas em setembro de 2010 nas atuais instalações do Posto de Turismo, junto à praia do Titã, mudando a sua localização em 2015 para a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, bem no centro de Matosinhos. Uma mudança que, para o presidente do Conselho Diretivo do CIIMAR, Vítor Vasconcelos, constituiu “uma mais valia”. O CMIA “está a tornar-se uma referência nacional pela qualidade das suas atividades e o seu impacto nas diversas gerações”, declarou Vítor Vasconcelos.
Para dar um novo impulso ao CMIA, foi hoje assinado um novo protocolo de colaboração entre a Câmara de Matosinhos e o CIIMAR.
Luísa Salgueiro anunciou a intenção de integrar a educação ambiental, numa parceria com o CIIMAR, no Currículo Local de Educação 2018-2021, que está a ser elaborado pela autarquia.
Além de Luísa Salgueiro e de Vítor Vasconcelos, marcou presença na cerimónia o Vereador do Ambiente e da Educação da Autarquia, António Correia Pinto.
Abrangendo o público escolar de todos os níveis de ensino e também investigadores, o CMIA acolhe exposições itinerantes, promove saídas de campo e atividades nas praias com Bandeira Azul, organiza palestras, workshops e seminários, participa em eventos como feiras e congressos, fornece apoio técnico e científico às escolas do concelho e realiza ações de formação em contexto de trabalho, nomeadamente estágios profissionais e curriculares.
Até ao final de junho deste ano, 18.416 pessoas participaram nas atividades do CMIA. Desde a sua abertura ao público, já recebeu 63 entidades distintas, das quais 47 foram escolas, 10 centros de estudos e seis associações.
O protocolo, com um período de um ano de duração, renovável até três anos, prevê, entre outras cláusulas, um apoio anual por parte da autarquia no valor de 45 mil euros.
A realização de estudos e investigação científico-tecnológica no domínio do ambiente, a monitorização de ecossistemas costeiros, a candidatura a projetos de investigação marinha e ambiental são algumas das atividades abrangidas pelo protocolo celebrado.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
