LeVzinho nas escolas e na Galeria Municipal de Matosinhos
O festival LEV- Literatura em Viagem arrancou na passada segunda-feira, numa edição especial integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, com o LeVzinho nas escolas.
Já na sua 18.ª edição, o LeV - Literatura em Viagem volta a embarcar na Biblioteca Municipal de Matosinhos, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, de 8 a 14 de abril, com alguns dos maiores nomes do panorama literário.
O arranque do festival Literatura em Viagem decorreu com o LeVzinho, que levou às escolas secundárias do concelho palestras sobre o 25 de Abril e o significado deste marco histórico na luta empreendida por muitas personalidades e anónimos para que hoje seja possível exercer plenamente a liberdade e todos os direitos cívicos.
Na segunda e terça-feira, o investigador e doutorando João Gonçalves e a investigadora Sofia Lisboa estiveram nas escolas secundárias Augusto Gomes, Gonçalves Zarco, da Senhora da hora e da Boa Nova e conversaram com os alunos sobre a resistência contra a ditadura do Estado Novo e o papel do Brasil onde se refugiaram muito antifascistas. O dinamismo destes movimentos de resistência também foi influenciado pela dinâmica política interna brasileira que viveu duas ditaduras durante o século XX.
Hoje e até sexta-feira, o LeVzinho continuará a sua viagem na Galeria Municipal de Matosinhos com sessões para o público escolar. Os autores Clara Não, Nuno Camarneiro, Isabel Rio Novo e Afonso Cruz vão poder partilhar o seu trabalho e a sua experiência com os alunos do concelho de Matosinhos, estimulando o espírito livre dos mais novos.