
Concerto com Ivandro, performances das associações de jovens, arte, dança, teatro animaram Matosinhos no passado fim de semana
Matosinhos recebeu este fim de semana a 17º Edição do Arte Fora do Sítio num evento que uniu a comunidade para uma celebração das artes pela resiliência humana e irreverência, recuperando e revitalizando o espaço do antigo “centro de vacinação” de Matosinhos.
Este ano, o Arte Fora do Sítio começou com o desfile que trouxe a arte para as ruas de Matosinhos, celebrando a diversidade, o inconformismo e a união entre diversas gerações de artistas. Culminou na exposição artística "Do Caos ao Criativo", que transformou materiais reciclados em peças de arte únicas. Com a curadoria de RITA GT, várias associações de Matosinhos deram uma segunda vida aos materiais reciclados, e o resultado foi a criação de um espaço que refletiu a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade.
Durante os dois dias, dezenas de associações de Matosinhos apresentaram performances e proporcionaram um ambiente de simbiose entre música, dança e teatro.
Experiências sensoriais e oficinas criativas estiveram disponíveis proporcionando momentos ligados às artes plásticas e à fotografia. Os participantes mais curiosos testaram os seus conhecimentos da 7ª arte num “Escape Art Room” para desvendar os vários enigmas, em divertidas experiências de grupo.
No exterior, a arte tomou novas formas com duas telas gigantes para “Street Art”, uma das quais grafitada pelo Paulo Boz, e uma experiência inovadora de "Arte Comestível" que uniu a gastronomia e a arte contemporânea para despertar os sentidos de todos.
O ponto alto deste evento foi o concerto ao ar livre com Ivandro, que encerrou o primeiro dia, juntamente com a atuação dos matosinhenses Fresh'Mic Beatbox e a dupla Bizarro e Lombardi.
A Câmara Municipal de Matosinhos deixa um especial agradecimento a todos os que participaram e às 22 associações e artistas que desempenharam um papel fundamental na realização deste evento memorável: AAJUDE - Associação de Apoio à Juventude Deficiente, Adeima, ALADI - Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, Alinhas?, Núcleo Litoral do Porto do Corpo Nacional de Escutas, Associação Jogo de Negro, Associação Parábola Fantástica – GymArt, Associação Recreativa Aurora da Liberdade, Banda Matosinhos-Leça, Escola Alberta Lima, Escola de Dança Attitude, Escola de Música de Leça da Palmeira, Escola de Música Óscar da Silva, Escola Ruiz Costa, Grupo Águias de São Mamede de Infesta, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Sta. Cruz do Bispo, 2.ª Companhia de Guias de Matosinhos, Junqueira Dance, Napesmate - Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, Orfeão de Matosinhos, Tuna Contabilidade do ISCAP e à Associação Vidas e Partilha.











