
Doze dos quinze novos centros escolares que estarão concluídos este ano entrarão em funcionamento em Setembro, num investimento da Autarquia no valor de 35 milhões de euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, visitou hoje, dia 2 de Fevereiro, quatro desses estabelecimentos de ensino actualmente em construção no Concelho -EB1/JI do Padrão da Légua, em Leça do Balio, EB1/JI Quinta de S. Gens, na Senhora da Hora, e as novas Escolas Básicas Integradas (EBI) de Leça da Palmeira e Matosinhos.
Na visita marcaram presença o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, e a Vereadora do Ambiente, Dr.ª. Joana Felício.
No início do próximo ano lectivo, 80 pré-fabricados serão desactivados. As obras beneficiarão 3.240 alunos que passarão a usufruir de 135 novas salas de aulas.
No caso concreto da EBI de Matosinhos, foi necessário demolir uma habitação para permitir, nas palavras do Dr. Guilherme Pinto, “integrar a escola no meio urbano”, já que o novo arruamento permitirá ligar as ruas Augusto Gomes e Goa.
O Presidente da Câmara de Matosinhos frisou que, até ao final do ano, estarão concluídas as obras em três novas creches em Leça da Palmeira, Custóias e S. Mamede de Infesta. “O concelho ficará coberto a 100 por cento no que diz respeito a creches e jardins-de-infância”, assegurou.
Em apenas dois mandatos, serão construídas ou requalificadas metade das escolas existentes no concelho. Treze estão já em pleno funcionamento. Até ao final deste ano estarão concluídas mais quinze. São elas: EB1/JI Ribeiras, em Perafita; EB1/JI Lomba, em Guifões; EB1/JI Perafita; EB1/JI Passos Manuel, em Guifões; EB1/JI Praia, em Leça da Palmeira; JI Angeiras, em Lavra; EB1/JI Santiago, em Custóias; JI Seixo, em S. Mamede de Infesta; Creche de Leça da Palmeira; Creche de Santiago de Custóias; Creche de S. Mamede de Infesta.
As restantes duas escolas - EB1/JI Igreja Velha, em S. Mamede de Infesta, e EB1/JI Estádio do Mar, em Matosinhos - estarão concluídas até ao final do presente mandato.
Em 2012, 5.763 alunos beneficiarão de 279 novas salas de aula – 9 em creches, 42 do pré-escolar, 120 do 1º Ciclo, 74 dos 2º/3º Ciclos, 2 do Ensino/Apoio Especializado, 32 para AEC’s.
O investimento que a Câmara Municipal de Matosinhos faz na requalificação do parque escolar entre 2005 e 2013 ascende a um total de 51 milhões e 653 mil euros. A este valor juntam-se mais 52 milhões de euros, suportados pelo Ministério da Educação, que dizem respeito à requalificação das escolas secundárias pela Parque Escolar.
Depois de concluídas as obras da Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos), estão em fase final de adjudicação as secundárias Augusto Gomes (Matosinhos) e Padrão da Légua (Custóias).
Em fase de concurso está a empreitada da Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira. Em projecto está ainda o pavilhão da Escola Secundária João Gonçalves Zarco.
Feitas as contas, são mais de 100 milhões de euros investidos na Educação em Matosinhos em apenas oito anos.
“É o maior esforço que alguém alguma vez fez em Matosinhos. Investir 100 milhões de euros em apenas uma década na educação é fantástico. Estamos a preparar Matosinhos para o futuro. Este investimento é muito importante se pensarmos que o grande problema do norte do país é a falta de qualificações. Queremos marcar uma ruptura com o passado. Matosinhos deu um bom contributo ao país nesta matéria”, concluiu o Presidente da Autarquia.

