
APP Mobile Andante começa a ser testada já na próxima semana
“Estamos a concluir dois passos muito importantes para aproximar as pessoas e fazer melhor cidade”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e Vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto.
Joaquim Couto abriu, desta forma, a cerimónia de adesão ao acordo do Sistema Intermodal Andante por parte dos operadores privados, evento que decorreu na Estação de Metro Campo 24 de Agosto, no Porto, e que contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e do Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
A partir da próxima segunda-feira, haverá mais 36 novas linhas no Sistema Intermodal Andante. Estima-se que, até ao final do ano, o “Andante” chegue a mais oito municípios da Área Metropolitana do Porto.
Para o efeito foi assinado hoje um protocolo de adesão ao Sistema Intermodal Andante por parte de 14 operadores privados de transporte rodoviário, entre os quais a Resende.
Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar e coordenador dos transportes e da mobilidade da Área Metropolitana do Porto, recordou que mais de uma centena de pessoas “trabalharam no último ano para que o dia de hoje fosse possível”.
Foi também assinado um Protocolo entre os Transportes Intermodais do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para o desenvolvimento e implementação da Solução e da APP MOBILE para o sistema intermodal de bilhética Andante.
De acordo com Jorge Moreno, presidente dos Transportes Intermodais do Porto, com esta nova aplicação, será possível comprar o bilhete, validar e pagar a viagem pelo smartphone.
A aplicação começará a ser testada já na próxima semana e prevê-se o seu alargamento à restante rede em meados de 2017.
Foi também anunciado o alargamento do serviço Free Wi-Fi aos restantes concelhos servidos pela STCP: Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo. Esta medida abrangerá cerca de 900 mil pessoas, a somar às 240 mil que vivem no Porto.
O Ministro do Ambiente, que entregou um prémio aos recordistas de validações com o Sistema Andante, enalteceu “o trabalho exemplar no último ano”.
Para Matos Fernandes, constituiu “um belíssimo exemplo da reorganização do Estado”. “A mobilidade na Área Metropolitana do Porto será cada dia melhor”, assegurou, sublinhando a importância do sector privado “na prestação deste serviço público que é a mobilidade”.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
