
“Juntos pela arte” é uma iniciativa da Câmara Municipal e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) - Centro Leonardo Coimbra, que já vai na sua 13ª edição, e que pretende apelar à igualdade e à defesa dos direitos das pessoas quaisquer que sejam as suas problemáticas ou condição.
Nesta iniciativa participam, além da APPACDM – Centro Leonardo Coimbra, a ALADI - Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, Escola EB 2.3 Maria Manuela de Sá, Escola Secundária Abel Salazar, Escola Secundária do Padrão da Légua, Escola EB 2.3 Prof. Óscar Lopes, Escola Secundária Augusto Gomes, Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Escola Secundária da Boa-Nova, Escola EB 2.3 da Senhora da Hora, Escola Secundária da Senhora da Hora, Escola EB 2,3 Santiago de Custóias, Escola EB 2, 3 Dr. José Domingos dos Santos, Escola EB 2, 3 Passos José, e Escola EB1 | JI da Barranha.
Em exposição no “Juntos pela Arte” estão cerca de 400 trabalhos, parte dos quais são para venda, revertendo os valores dos mesmos a favor das instituições.
Presente na inauguração, dia 25 de Novembro, esteve o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto.
“Temos que agradecer toda esta dinâmica que se tem criado ao longo dos anos à volta desta iniciativa. A arte e outras formas de cultura são motivos de integração. Estamos a falar de artistas que se vão revelando ao longo dos anos, usando diferentes tipos de materiais. É algo que nos orgulha a todos. Nós só ajudamos a mostrar o produto final de um ano de trabalho”, referiu o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Para a presidente da APPACDM de Matosinhos, Olívia Assunção, “esta é a festa da arte, da tolerância e do amor”. “Oxalá se repita por muitos anos”, afirmou.
No próximo dia 3 de Dezembro, Dia da Pessoa com Deficiência, haverá, pelas 14h30, uma peça de teatro, intitulada "Era uma vez… o Príncipe com orelhas de Burro", e uma actuação de Dança Criativa “Yoo”, dança para todos, dos 3 aos 100 anos.
A Festa de Encerramento, agendada para as 14h40 do dia 10 de Dezembro, estará a cargo do Grupo Folclórico da APPACDM – Centro Leonardo Coimbra.
A exposição “Juntos pela Arte”, patente até ao próximo dia 10 de Dezembro, poderá ser visitada de segunda a sexta, das 09h30 às 12h00, e das 14h30 às 17h30. Aos sábados, a Galeria Nave estará aberta das 14h30 às 18h00, encerrando aos domingos e feriados.
Paralelamente à exposição, decorrerão ateliês de serigrafia, expressão e movimento, jogos tradicionais, cestaria, papel, música para todos, artes decorativas, bordados, tecelagem, decoração e ecologia, orientados por monitores e utentes da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - Centro Leonardo Coimbra, em S. Mamede de Infesta.

