Matosinhos é o terceiro concelho do país com mais Bandeiras Azuis
A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou no dia 27 de abril a lista das praias portuguesas com Bandeira Azul. E as notícias são boas para o concelho de Matosinhos que em 2018 conquista 13 bandeiras azuis, mais duas que no ano de 2017. Matosinhos é ainda o terceiro concelho do país com maior número de bandeiras.
Para além das praias que mantêm a distinção já alcançada no ano anterior, Angeiras Sul, Funtão, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Fuzelhas e Leça da Palmeira, em 2018, o galardão estende-se a mais duas, as praias Azul/Conchinha e Boa Nova/Senhora.
A atribuição da Bandeira Azul tem em conta um conjunto de critérios como a “informação e educação ambiental”, a “qualidade da água”, a “gestão ambiental e equipamentos” e a “segurança e serviços”.
Em 2018, o galardão vai ser entregue a mais de 55% das praias portuguesas, um total de 332 praias e também a 18 marinas, mais quatro do que no ano passado, e a sete embarcações ecoturísticas.
As mais de 300 praias estão distribuídas por 86 concelhos, sendo 299 praias costeiras e 33 praias fluviais.
No ano em que se comemora uma década desde o início da parceria entre o Oceanário de Lisboa e a Associação Bandeira Azul da Europa, o tema deste ano - “O mar que respiramos” - pretende alertar as pessoas para a necessidade de alteração de comportamentos.
“Opte por energias renováveis, ande mais de transportes públicos e recuse o uso do plástico descartável”, são algumas das propostas da campanha deste ano.
Em comparação com a atribuição a nível internacional, Portugal é o terceiro país com mais galardões conferidos, quando no ano passado era o sexto.
Refira-se ainda que, em relação a 2017, há 12 novas praias, um novo concelho (Mourão) a receber a Bandeira Azul, quatro praias fluviais novas (Azenhas/Vilar de Mouros, no Norte, Côja e Senhora da Piedade no Centro e a Praia Fluvial de Mourão no Alentejo), nove reentradas para a lista e a saída apenas de Poço dos Frades nos Açores, que tinha recebido o galardão pela primeira vez no ano passado.
As cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2018 vão iniciar-se no dia 1 de junho com a praia da Torreira, no concelho da Murtosa (Centro), a ser a primeira a elevar o galardão.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
