Matosinhos é o terceiro concelho do país com mais Bandeiras Azuis
Matosinhos é o terceiro concelho do país com maior número de bandeiras azuis em 2019.
A comunicação da lista das praias que arrecadaram este galardão em 2019 foi hoje anunciada pela Associação Bandeira Azul da Europa em conferência de imprensa que decorreu na Fábrica da Água de Alcântara das Águas do Tejo e Atlântico, em Lisboa.
Matosinhos mantem, em relação a 2018, o número de praias com esta distinção, 13 bandeiras azuis, que serão distribuídas por Angeiras Sul, Funtão, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Azul/Conchinha, Boa Nova/Senhora, Fuzelhas e Leça da Palmeira.
Em 2019 haverá, pela primeira vez, mais de três centenas e meia de praias galardoadas, um total de 352 praias, 17 Portos de Recreio/Marinas e 9 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2019.
As 352 praias estão distribuídas por 88 concelhos, sendo 317 praias costeiras e 35 praias fluviais.
A atribuição da Bandeira Azul tem em conta um conjunto de critérios, entre outros, a “informação e educação ambiental”, a “qualidade da água”, a “gestão ambiental e equipamentos” e a “segurança e serviços”.
De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nos nossos rios e termina no mar. Uma educação por uma sociedade de baixo carbono.
As cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2019 vão iniciar-se já no dia 1 de junho, estando agendadas para 1 de junho na Praia Grande no Município de Praia da Vitória, Ilha Terceira na Região Autónoma dos Açores; a 5 de junho a 1ª praia do interior a hastear a Bandeira Azul é a Praia de Valhelhas no município da Guarda; a 26 de junho, será a Marina da Calheta, município da Calheta, Região Autónoma da Madeira a 1ª marina a hastear o galardão.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
