15 mil pessoas provenientes de 53 países participaram na prova.
A 12ª Maratona Internacional do Porto decorreu no domingo, 8 de novembro, com temperaturas amenas, num verdadeiro Verão de S. Martinho. Apostando num novo percurso, o tiro de partida foi dado pelas 09h00, no Queimódromo, o mesmo local escolhido para o término da prova.
A Maratona alcançou um novo recorde, registando 15 mil participantes inscritos nas três vertentes do evento (Maratona 42kms, Family Race 15kms, Fun Race 6kms), destacando-se os 6 mil inscritos nos 42 kms, e mais um recorde no número de participantes a terminar os 42 kms (4558 ultrapassaram a meta este ano, face aos 4041 que o fizeram em 2014).
No pódio masculino, os atletas quenianos dominaram, com Gilbert Koech do Quénia a ficar em primeiro lugar com 2h14m, seguido de Jacob Chesari, também do Quénia com o tempo de 2h18, e de Biru Worku da Etiópia em terceiro lugar, com 2h19min. O melhor português foi Paulo Gomes do CUA Benaventense, que ficou em quinto lugar, com o tempo de 2h23m.
No setor feminino, houve pódio nacional. A vencedora foi Bigrid Kosgei do Quénia, com o tempo de 2h47min, seguida das portuguesas, Joana Nunes da ADERCUS, com 2h51min e de Rosa Madureira do FC Penafiel, com o tempo de 2h55min.
Incluído no programa desta prova desportiva, a Family Race, numa distância de 15 km, teve como grandes vencedores Rui Pedro Silva e Doroteia Peixoto.
A “Maratona Internacional do Porto”, aquela que é por muitos considerada a maior e mais rápida maratona de Portugal, juntou uma vez mais as cidades da Frente Atlântica, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, num evento único e singular que atrai milhares de pessoas e, desta vez, atletas provenientes de 53 países dos 5 continentes, assumindo um incontestável impacto na economia local das cidades participantes.