4042 atletas terminaram a prova rainha dos 42 km transformando-se num novo record nacional.
A 11ª edição da Maratona do Porto ficou marcada por um número importante; 4042 participantes passaram a linha da meta, tornando-se num novo record nacional de pessoas a terminarem uma maratona. Para perceber melhor estes números, refira-se que na edição de 2013 terminaram a prova apenas 2.755 participantes.
Antes do início da Maratona do Porto, a inscrição de 5.000 participantes era já por si um número significativo dando nota de que as ruas do Porto, Matosinhos e Gaia registariam uma enchente à passagem do evento. Com três vertentes, 42 km Maratona, Family race 16km e Mini Maratona 6km, o evento teve no conjunto cerca de 13.000 participantes, com destaque para os 5.000 participantes na vertente rainha, a Maratona.
Com participantes de 51 países de 5 continentes, a Maratona do Porto saiu para as ruas pelas 9h00 a partir da Rua Júlio Diniz. De forma paralela, foi dado o tiro de partida pelas antigas atletas Aurora Cunha e Rita Borralho, às provas da Maratona de 42km e da Family Race 16km.
Os primeiros atletas da Family Race chegaram à meta, com Paulo Gomes a atingir o 1º lugar seguido de Luis Mendes e de Artur Rodrigues. No setor feminino, Leonor Carneiro venceu a prova, seguida de Doroteia Peixoto e de Analia Rosa.
Na Maratona, em que o pódio é normalmente ocupado por atletas africanos, tivemos dois portugueses a entrarem na luta por um dos três primeiros lugares e por consequência um lugar no pódio feminino e masculino. No setor feminino Marta Tigabea Mekonen, com 02:31:54 venceu a prova, sendo seguida da portuguesa Luísa Oliveira, com 02:40:33 e de Abigael Jelagat Toroitich com 02:44:45.
Um pódio com uma presença feminina o que já de si seria excelente, mas que acabou por ter ainda um maior significado com o que acontecera no setor masculino.
Neste caso Workneh Fikre Serbessa da Etiópia, sagrou-se vencedor com 02:12:10, seguido por Rui Pedro Silva, que após o terceiro lugar do ano passado, reforça aqui o seu estatuto de melhor fundista português, ao atingir o 2º lugar, com o tempo de 02:13:54.
A terceira posição foi para Gaikarira Moses Mbugua, com o tempo de 02:14:42.
A par da vertente competitiva, mais uma vez a Maratona do Porto foi solidária, desta vez com a angariação de fundo para a Fundação Vitor Baía, num total de 6.500€ que será aplicados em no apoio a crianças adolescentes mais necessitadas em diversas áreas.
A maratona do Porto congratula-se com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, do Presidente da Assembleia Municipal do Porto Miguel Pereira Leite e de representantes da Câmara Municipal de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia e do IPDJ-Norte.
Igualmente presentes estiveram Aurora Cunha, Cláudia Jacques, Andreia Santos, Domingos Gomes, entre outros.
A conclusão da 11ª edição da Maratona do Porto EDP, só pode ser feita com a noção que enormes sucessos foram atingidos, deixando os parabéns a todos os que participaram e desejando que para 2015, possam de novo estar presentes.
![]()
![]()
