
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, procedeu no dia 8 de Julho, pelas 15.30 horas, na Sala de Sessões Pública dos Paços do Concelho, à entrega dos relatórios resultantes das 100 auditorias a restaurantes do concelho, já realizadas pelos técnicos contratados pela autarquia, bem como a apresentação oficial dos resultados globais.
Nesse sentido, foram entregues aos representantes de cada estabelecimento os respectivos relatórios que atestam a segurança e a qualidade de uma centena de restaurantes do concelho.
Confirma-se assim a excelência dos restaurantes de Matosinhos, a sua capacidade de adaptação face às exigências da Lei e o dinamismo dos empresários do sector.
Matosinhos, conservando a tradição, tem conseguido elevar os padrões de qualidade convertendo-se numa das referências gastronómicas de Portugal.
Refira-se que o concelho é, cada vez mais, um destino de eleição quando se pensa em almoçar ou jantar na Área Metropolitana do Porto. A fama dos restaurantes, da sua qualidade e diversidade, é hoje um dos principais produtos turísticos do concelho e da região.
Impulsionado pela marca “Matosinhos: o Mar à Mesa” e por dinamizações em parcerias com o sector, como a Festa do Mar e o Congresso de Gastronomia, tem-se assistido ao contínuo desenvolvimento da restauração, de crucial importância económica no concelho.
Em 2008 nasceu o projecto “SeQuRe - Segurança e Qualidade na Restauração” visando sensibilizar, informar e apoiar os empresários da área da restauração do concelho de Matosinhos relativamente às obrigatoriedades de cumprir as regras impostas pela legislação que considera os operadores do sector alimentar os principais responsáveis pela segurança dos géneros alimentícios.
Numa primeira fase, o SeQuRe 1 abrangeu 50 restaurantes da Quadra Marítima, zona localizada entre a Rua Heróis de França e Serpa Pinto.
Com o SeQuRe 2, a autarquia estendeu a iniciativa a mais 150 restaurantes das restantes freguesias do concelho.
De salientar que, no âmbito deste projecto, é efectuada uma visita ao estabelecimento por técnicos credenciados onde são analisados critérios de higiene e segurança alimentar, higiene e segurança no trabalho e gestão de resíduos.
Neste encontro que contou com a participação de cerca de 100 empresários da restauração, o Vice-Presidente da Câmara, responsável pelo Pelouro das Actividades Económicas, explicou sucintamente a forma como este projecto tem decorrido, bem como as vantagens inerentes à sua aplicação.
Por sua vez, o Presidente da Câmara explicou que a aposta na qualidade da restauração é um interesse comum a todos os empresários, sem excepção, porque beneficia todos os que laboram na actividade. Da mesma forma, quando há alguma queixa relativa a um restaurante de Matosinhos, o carácter negativo acaba por se estender um pouco a todos. Daí a autarquia, que tanto aposta no produto turístico “Gastronomia e Restauração”, estar profundamente empenhada em elevar cada mais a fasquia da qualidade no sector.

