Lançamento da antologia “Cem Poemas para Salvar a Vida” em destaque no primeiro dia.
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca volta a acolher a Festa da Poesia, um evento que já vai na sua décima edição e que assinala os 120 anos sobre o nascimento da poetisa Florbela Espanca, a 8 de dezembro de 1894.
Ao longo dos próximos dias, Matosinhos torna-se a capital da poesia em língua portuguesa.
O Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, esteve presente nas comemorações que começaram ontem à noite com a leitura de poemas da antologia “Cem Poemas para Salvar a Vida”, compilada especialmente para esta edição da Festa da Poesia por Francisco José Viegas a convite da Autarquia. Além do editor, participaram Daniel Jonas e José Luís Barreto Guimarães.
![]()
A propósito da antologia apresentada, Tito Couto moderou a conversa entre Francisco José Viegas, Mário Cláudio e João Luís Barreto Guimarães em torno da poesia enquanto tábua de salvação para os tempos difíceis que atravessamos.
![]()
O renovado Café da Praça foi o cenário escolhido para fechar o primeiro dia da Festa da Poesia, oferecendo um espetáculo original de poetry slam, uma tendência emergente nos centros urbanos, com a participação de alguns dos mais representativos intérpretes nacionais desta arte, como Alexandre Sá (vencedor do 1.º Poetry Slam de Matosinhos e segundo classificado no PortugalSLAM), Cláudia Amorim, Figas de Saint-Piérre de La Buraque e Maria Filigrana.
![]()
A Festa da Poesia prossegue esta segunda-feira. Destaque para o espetáculo «Poesia no Quarto Escuro», durante o qual os versos serão o único destaque: numa sala com as luzes completamente apagadas, todas as atenções estarão concentradas nas palavras que dirão Daniel Jonas, Renato Filipe Cardoso, Capicua e Adolfo Luxúria Canibal.
Aqui fica o programa:
8 de dezembro
10.30 | Lar de Sant’Ana | Leitura de poesia por autores de Matosinhos no Lar de Sant’Ana
Nesta sessão, o Lar de Sant’Ana recebe autores naturais de Matosinhos para uma leitura de poemas e interação com a população idosa. Sob o mote geral deste dia, os escritores de Matosinhos são convidados a selecionar e ler poemas aos idosos e funcionários do Lar de Sant’Ana, criando uma sessão que visa a inclusão deste público na celebração da Festa da Poesia.
Convidados: Belmiro Galego, Joaquim Queirós e Pedro Azevedo
11.00 | Espaço Infanto-juvenil da Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Todos a Rimar: oficina de rimas com Adélia Carvalho
Num dia de lazer para as famílias, estas são convidadas a participar na oficina de rimas dinamizada por Adélia Carvalho na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Uma atividade que visa despertar os mais novos para o interesse pela palavra escrita e falada.
18.30 | Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Poemas no Quarto Escuro
Apelando ao poder da palavra e potenciando esse poder pela via sensorial, quatro personalidades são convidadas a conceber um espetáculo, num ambiente totalmente escuro. Uma sessão que se pretende uma experiência sensorial da palavra, pensada especialmente para pessoas com necessidades especiais mas aberta a toda a comunidade.
Convidados: Adolfo Luxúria Canibal, Capicua, Daniel Jonas, Renato Filipe Cardoso
9 de dezembro
9.30 | Estabelecimento Prisional do Porto | Recital de Poesia na Prisão
A prisão de Custoias é um dos locais escolhidos em Matosinhos para levar a palavra declamada. Nesta sessão, convidam-se os diseurs Isaque Ferreira e Rui Spranger a selecionarem alguns poemas e a declamá-los num recital de poesia na prisão.
Convidados: Isaque Ferreira e Rui Spranger
![]()
