24.11.11
Presidente entregou 45 novos diplomas certificados.
Em dez anos de actividade, o Centro Novas Oportunidades da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA) certificou 1983 pessoas, das quais cerca de 40% prosseguiram a qualificação escolar.
Na última década, foram também estabelecidas 32 parcerias com empresas, para qualificação dos seus colaboradores, desenvolvidas acções de mobilização de colaboradores de 27 organismos públicos (14 dos quais estabelecimentos de ensino), abrangidas 14 outras entidades locais, como IPSS’s, associações e grupos desportivos.
Face a estes resultados, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos considerou “criminoso pôr em causa o programa das Novas Oportunidades”. “As Novas Oportunidades destinam-se à valorização dos adultos e a fazer com que o país possa recuperar um atraso endémico naquilo que são as qualificações dos portugueses. Dando, aos que falharam no momento da sua escolaridade normal, a possibilidade de voltarem à escola e com isso engrossarem o número daqueles portugueses que já têm os padrões de escolaridade mínimos”, esclareceu.
O Dr. Guilherme Pinto falava na sessão comemorativa dos 10 Anos de actividade do Centro Novas Oportunidades da ADEIMA, que decorreu dia 23 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos entregou 45 diplomas certificados a pessoas que frequentaram os cursos da ADEIMA, entre Abril e Outubro de 2011. “A entrega de diplomas àqueles que fizeram um profundo esforço para obter a sua qualificação, ao fim de tantos anos de trabalho, é um dos momentos mais empolgantes que um presidente de câmara pode sentir”, confessou o edil.
Na cerimónia marcaram presença o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador Fernando Rocha, os presidentes de junta de freguesia da Senhora da Hora, Valentim Campos, e de Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
O Dr. Nuno Oliveira salientou que “Matosinhos não está habituado à contemplação, mas sim à busca constante de desafios”. “A qualificação do capital humano é um eixo que nos tem guiado nos últimos anos. A iniciativa Novas Oportunidades insere-se neste movimento. É uma iniciativa que nos convoca a todos. Damos aos adultos a possibilidade de refazerem as suas vidas. Temos muito orgulho no trabalho aqui feito”, reconheceu o Vice-presidente da Autarquia.
Na sessão foi apresentado publicamente o portefólio “Centro Novas Oportunidades ADEIMA: 10 anos de Idade ou Maturidade?” (http://prezi.com/fwo5mfbo1n6q/cno-adeima/). O trabalho foi apreciado por um júri, composto pelo Dr. Nuno Oliveira, Dr.ª Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da Associação Nacional para a Qualificação, Dr. Luís Rothes, Presidente do Conselho Técnico - Científico e docente da Escola Superior de Educação, Dr. José Manuel Castro, Prof. Da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, e Dr. Álvaro Silva, Avaliador Externo, que atribuiu, por unanimidade, a classificação “Muito Bom”.
Conteúdo atualizado em24 de novembro de 2011às 12:50
