
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE comemorou dez anos de actividade. A sessão solene decorreu no dia 22 de Julho, no Auditório do Hospital Pedro Hispano, e contou com a presença da Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, e do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
No programa das comemorações, o destaque vai também para o painel «ULSM: O Projecto, A Vontade, a Decisão» que recordou a criação da primeira ULS nacional, tendo reunido o Dr. Artur Osório, antigo presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Matosinhos que esteve na origem deste projecto inédito, o Dr. Pinho da Silva, responsável pela ARS Norte na altura, e Dra. Maria de Belém Roseira, actual presidente da Comissão Parlamentar de Saúde e a ministra da Saúde que decidiu, em 1999, a criação formal e impulsionou este modelo de prestação de cuidados.
Nesta sessão que assinalou a comemoração dos 10 anos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, uma experiência inovadora de integração de cuidados primários e hospitalares que marcou a mudança no panorama nacional e na resposta às necessidades em saúde da população do concelho, foram apresentados vários projectos que caracterizam a dinâmica da instituição.
Cuidados no acompanhamento do prematuro no domicílio, a promoção da parentalidade, a experiência da consulta de teledermatologia, a evolução da luta contra a Tuberculose no concelho, a internalização das análises clínicas e a integração tecnológica são alguns dos projectos que traduzem a articulação e a continuidade de cuidados entre o Hospital Pedro Hispano, os Centros de Saúde e as Unidade de Saúde Familiar.
O programa do dia 22 de Julho pretendeu assinalar um ciclo de comemorações que se prolonga até Junho do próximo ano, incluindo uma exposição que assinala a evolução destes dez anos, revelando alguns projectos de futuro como a criação de novas USFs. A exposição comemorativa vai estar patente no átrio de entrada do Hospital Pedro Hispano.
No Centro de Formação foi também inaugurada uma exposição de pintura, escultura, incluindo também alguma literatura, na sua maioria de autoria de profissionais da ULSM, além dos posters realizados pelos diferentes departamentos e serviços da ULSM.
Primeira ULS nacional
Criada formalmente em 1999, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos é fruto de um projecto inovador que apostou na ligação do Hospital Distrital de Matosinhos aos quatro centros de saúde do concelho, traçando um percurso inédito na procura de uma melhor qualidade assistencial.
Inaugurado a 20 de Março de 1997 por Maria de Belém Roseira, o Hospital Pedro Hispano substituiu o antigo Hospital Distrital de Matosinhos. Num espaço moderno e funcional, o novo hospital assume características inovadoras na prestação de cuidados e de atendimento aos seus utentes.
Dois anos mais tarde, em 1999, nasce a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, uma experiência de gestão que reúne, pela primeira vez, os cuidados hospitalares e os cuidados primários sob a estratégia do mesmo Conselho de Administração.
O Hospital Pedro Hispano passa então a funcionar formalmente em interligação com os quatro centros de saúde do concelho – CS de Matosinhos (incluindo a Unidade de Saúde Pública e o Centro de Diagnóstico Pneumológico), Senhora da Hora, São Mamede Infesta e Leça da Palmeira. Surgem também as primeiras Unidades de Saúde em Regime Remuneratório Experimental (RRE) Horizonte e Oceanos, agora transformados em USF modelo B.
Este ano, o Conselho de Administração da ULSM pretende concretizar a abertura de mais dez USFs, incluindo a USF Porta do Sol que iniciou a sua actividade a 30 de Junho.

