
No passada quinta-feira, dia 1 de Junho, nas instalações da Exponor realizou-se a cerimónia de abertura da 1ª Edição da FICCOP – Feira Internacional de Cooperativas.
Um evento de âmbito internacional que trouxe a Matosinhos representantes de dezenas de cooperativas brasileiras e portuguesas que foram cordialmente recebidos pela nossa Autarquia, representada pelo Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira.
Foram muitas as entidades presentes, entre as quais se destacam o Presidente da CCDRN, Dr. Carlos Lage, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Agro-Pecuário e Cooperativismo Brasileiro, Dr. Márcio Portocarrero, o Presidente da Aliança Cooperativa Internacional(ACI), Dr. Ivano Barberini, o Presidente da INSCOOP, Dr. Canaveira de Campos, e o Secretário-Geral da AGACA (Galiza), Eng.º Higino Bouzón.
O Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira salientou, na sua intervenção, a importância deste evento para Matosinhos, terra tradicionalmente ligada ao movimento cooperativo, nomeadamente nos sectores habitacional, da formação e da solidariedade social, entre outros. Manifestou a importância deste evento como potenciador de novas oportunidades ao nível dos negócios, ao nível da partilha de experiências e de know-how.
O Vice-Presidente da Câmara expressou também todo o interesse em trazer para o concelho de Matosinhos o projecto MERQOOP – Entreposto Mercado de Qualidade Cooperativa, que se pretende enquadrado no QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), com a estreita colaboração da CCDRN, por um lado, e da Autarquia, por outro.
A escolha de Matosinhos para receber o projecto faz todo o sentido, explicou o Dr. Nuno Oliveira, quer atendendo à localização privilegiada do concelho, que se assumirá como uma das plataformas logísticas anunciadas pelo Governo – proximidade do aeroporto, Porto de Leixões, vias estruturantes do Norte, infra-estruturas ferroviárias - quer pela proximidade dos mercados consumidores, quer pelo seu capital humano, altamente qualificado.
O Projecto MERQOOP funcionaria como uma plataforma de transformação, embalagem e/ou manuseamento de produtos provenientes dos sectores agro-alimentares, tendo como principal mercado alvo o mercado interno da União Europeia – trata-se, em suma, de acrescentar valor aos produtos, assumindo, simultaneamente, as funções de controlo de qualidade – o que implica o recurso a elevado índice tecnológico –, de análise de mercados, de definição de estratégias de marketing e de desenvolvimento de novos produtos.
À noite, a Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, foi palco de uma acolhedora recepção que a Autarquia de Matosinhos fez questão em oferecer aos participantes em tão importante evento para o concelho de Matosinhos.