Investigadores, professores e decisores políticos trocam experiências sobre as problemáticas juvenis.
Abrir um espaço de reflexão e partilha em torno do movimento europeu da educação da segunda oportunidade é o principal objetivo do 1º Congresso Internacional de Educação de Segunda Oportunidade, que decorre hoje, dia 22 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A iniciativa partiu da Associação para a Educação de Oportunidade, Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, a Rede Europeia de Escolas de Segunda Oportunidade, European Centre of Excellence for Second Chances, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Matosinhos.
Na sessão de abertura, presidida pelo Vereador da Educação da Autarquia, Prof. António Correia Pinto, o diretor da Escola de Segunda Oportunidade, Luís Mesquita, realçou que este evento “é uma peça de um conjunto de esforços associados ao projeto Escola de Segunda Oportunidade”.
O insucesso e o abandono escolar, as problemáticas e culturas juvenis, as políticas de educação de segunda oportunidade, os processos criativos em educação, as redes e dispositivos locais de responsabilidade social em educação, e os modelos europeus de escolas de segunda oportunidade- pedagogias e movimentos sociais, são os temas abordados por investigadores, professores, técnicos e decisores políticos.