Ampliação e requalificação do Cemitério de Sendim e construção de Tanatório Municipal.
Um investimento global na ordem dos três milhões de euros e novas formas de abordagem que vão ao encontro das necessidades há muito sentidas pela população. Os projectos do Tanatório Municipal e da ampliação do Cemitério de Sendim, localizado na freguesia de Matosinhos, foram apresentados hoje, em conferência de imprensa, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e da Vereadora responsável pelo Pelouro do Ambiente, Dra. Joana Felício, bem como da autora do projecto, a arquitecta municipal Luísa Valente.
Refira-se que o actual Cemitério de Sendim tem uma zona de expansão, a nascente, que permite a sua ampliação prevendo a criação de duas plataformas distintas mas complementares: a primeira reforça a ampliação do cemitério municipal, respeitando a continuidade da malha do cemitério existente; na segunda plataforma, o projecto prevê um complexo funerário, o primeiro tanatório a ser implantado em Portugal, um espaço ecuménico preparado para receber rituais de todos os cultos e que se pretende ser um lugar de participação na vida social da comunidade.
Tal como explicou a Vereadora do Ambiente este projecto teve a preocupação da consensualidade, tendo sido auscultadas diversas opiniões antes de se chegar a uma forma definitiva. O tanatório será construído paralelo à Rua de Sendim, em terreno limitado a Norte pela Rua Dr. José da Silva e terá uma área de implantação de quase 1600 metros quadrados.
De acordo com a descrição feita pela autora do projecto, o tanatório responde em pormenor a um programa preliminar nas diversas funções que lhe são inerentes e distribui-se por três blocos ligados entre si por uma galeria/nave principal, onde se localizam os serviços administrativos e serviços de apoio, tais como cafetaria e florista; as ante-câmaras; as três capelas de velório apoiadas por uma sala de tanatopraxia e sala de repouso; a sala de entrega de cinzas e a sala de despedida com capacidade para 120 pessoas.
Para o Presidente da Autarquia, este é um projecto de elevada importância para toda a comunidade, uma vez que vai qualificar o Cemitério de Sendim, através do respectivo alargamento, e vai criar um complexo funerário único em Portugal.
Outro pormenor importante neste projecto é também a preocupação que houve em criar um espaço de estacionamento com capacidade para 83 lugares, o que vai, no futuro, melhorar as acessibilidades ao Cemitério.