
Foi no passado domingo, 4 de Outubro, pelas 10h00, que decorreu a cerimónia de inauguração daquele que é o 1º Centro de Dia para Doentes de Alzheimer na zona Norte. Um espaço localizado na freguesia de Lavra e que terá capacidade para receber 15 pessoas portadoras de doença de Alzheimer ou outras demências.
O Centro de Dia foi inaugurado pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, que esteve acompanhado por outros membros do executivo municipal, designadamente pela Vereadora da Promoção Social e Saúde, Dr. Luisa Salgueiro, pelo Vereador da Cultura, Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha, e pelo Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto.
A Câmara de Matosinhos tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas direccionadas para os cidadãos portadores de deficiências ou incapacidades. A Deficiência é uma das dimensões identificadas pelo Diagnóstico Social do Concelho como prioritária de intervenção.
Neste sentido, em 2008, a autarquia cedeu, em regime de comodato, um espaço de loja com uma área de 298.60 m2 à Associação Alzheimer de Portugal para o funcionamento de um Centro de Dia para doentes de Alzheimer e outras demências, no valor de 125 mil 160 euros.
A Associação Alzheimer Portugal é uma instituição Particular de Solidariedade Social constituída em 1988, tem como objectivo o apoio aos indivíduos portadores de Alzheimer e aos seus familiares. Esta instituição conta já com um Centro de Dia em Lisboa, a que se junta, agora, mais um espaço, desta vez na região norte, com capacidade para 15 utentes. Actualmente, são escassas as respostas para estes doentes e seus familiares, sendo as existentes, na sua grande maioria, privadas o que implica um grande investimento por parte das famílias.
Esta Associação tem como objectivo a defesa dos legítimos interesses dos portadores de Alzheimer e seus familiares e, de um modo geral, contribuir para a melhoria das suas condições de vida, obter para os doentes o máximo de apoio financeiro, nomeadamente para a cobertura das despesas com apoio domiciliário, centros de apoio diurno e lares adequados, promover a criação de equipamentos especificamente vocacionados para o acolhimento e apoio a estes doentes.
A Associação Alzheimer faz parte do Programa Rede Social em Matosinhos, no âmbito do qual foi eleito. Para a construção deste Centro de Dia apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano – POPH – obra orçamentada em 230 mil euros, no edifício cedido à Associação para este fim.
Este será o primeiro Centro de Dia específico sem fins e terá capacidade para receber 15 pessoas portadoras de Doença de Alzheimer ou outras demências. O espaço disponibilizará, ainda, apoio psicossocial aos utentes e suas famílias que será prestado pela equipa do Centro.
Como objectivos específicos este Centro de Dia vai proporcionar a estimulação de capacidades motoras das pessoas com demência, a estimulação das capacidades cognitivas, através de actividades estruturadas para o efeito ou através do meio envolvente. Pretende-se, assim, dar suporte às limitações de cada um, o que significa dar liberdade de expressão e de movimentos, dar opção de escolha e por isso promover a autonomia. Tudo isto só acontece num ambiente seguro, mas libertador.

