Presidente da Câmara quer que Matosinhos seja, em 2017, cidade europeia do desporto.
“Matosinhos é hoje, por ventura, o concelho com mais atletas ‘per capita’ e isso deve-se ao apoio da Câmara, mas sobretudo ao trabalho dos clubes”, disse o Presidente da Autarquia, que manifestou a vontade de que Matosinhos seja cidade europeia do desporto, em 2017.
Guilherme Pinto assinou ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho um conjunto de protocolos de apoio a instituições desportivas e educativas do Concelho no valor de 1,2 milhões de euros.
Presentes na cerimónia estiveram o Vereador da Educação, António Correia Pinto, e administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz.
![]()
Na área do desporto, os apoios, no valor de 800 mil euros, abrangem os últimos cinco meses do ano de 2015, de Agosto a Dezembro, e dizem respeito à utilização pelas associações dos equipamentos desportivos sob gestão da empresa municipal Matosinhos Sport.
O edil lembrou que “não há muitas câmaras que paguem por inteiro a presença das pessoas nos recintos desportivos e que ainda dê cerca de 50 euros por atleta a cada clube que tenha meninos em instalações que são subsidiadas pela câmara”.
Este apoio da autarquia possibilita que cerca de seis mil atletas pratiquem desporto.
As instituições desportivas contempladas pelos apoios foram: Ases de Leça Futebol Clube, Associação de Ténis de Matosinhos, Centro Hípico do Porto e Matosinhos, Clube Naval de Leça, Clube de Vela Atlântico, Grupo Desportivo e Cultural da Cohaemato, Sport Clube do Porto - Secção de Vela, Yate Clube do Porto, Associação Desportiva e Recreativa do Araújo, Associação Desportiva Sentido Livre, Balio Futsal Clube, Desportivo Leça do Balio, Núcleo de Karaté Goju-Ryu de Matosinhos, União Desportiva Cruzeiro de Santana, Aventura com Carisma – Associação, Associação Cultural Recreativa e Desportiva - Arena de Matosinhos, Academia de Karaté de Matosinhos, Associação Onda do Norte, Associação Portuguesa de Defesa Pessoal Vietvodaojic, Código Conquista – Associação Desportiva, Centro Desportivo e Cultural da Biquinha, Centro Popular de Trabalhadores do Bairro de Carcavelos, Grupo Desportivo 4 Caminhos, Grupo Desportivo Dias Ferreira, Associação Recreativa de Freixieiro, Futebol Clube de Perafita, Clube Araújo Patinagem Artística, C. C. A. D. – Clube de Combate – Associação Desportiva, Grupo Cultural Desportivo e Recreativo da Realidade, Associação Hóquei Clube Santa Cruz, Lusitanos Futebol Clube Santa Cruz, Clube de BTT de Matosinhos, Centro Nacional de Karaté Desportivo, e Sport Clube Senhora da Hora.
Na área da educação, foi contratualizada a transferência de cerca de 440 mil euros para os agrupamentos de escolas Dr. José Domingues dos Santos, Eng.º Fernando Pinto de Oliveira, Padrão da Légua, Matosinhos, Óscar Lopes, Irmãos Passos, Perafita, Abel Salazar Senhora da Hora, e para a Escola Secundária João Gonçalves Zarco. Estas verbas, relativas à gestão corrente do 2º semestre de 2015, visam financiar atividades e investimentos nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente o funcionamento dos jardins-de-infância e das escolas de 1º ciclo do ensino básico, os apoios socioeducativos e a aquisição dos materiais pedagógicos necessários ao desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular, entre outros.
No caso da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, o protocolo prevê o apoio, no valor de dez mil euros, às atividades comemorativas do 60º aniversário do estabelecimento de ensino.
![]()
