Cartazes, selos, logotipos e editoriais em exposição no Espaço Quadra, no Mercado Municipal de Matosinhos, para ver até 13 de outubro.
“O método comparativo é o ideal para evidenciar alguns dos aspetos do trabalho de um designer”, adianta José Bartólo, presidente do Conselho Científico da ESAD, a propósito da exposição “1+1 design gráfico joão machado + josé brandão”, inaugurada, dia 7 de Julho, no Espaço Quadra, pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira.
“João Machado e José Brandão são consensualmente os designers com uma obra mais regular dos anos 70 que se mantêm muitíssimo ativos até aos dias de hoje”, acrescenta.
A escolha recaiu, por isso, sobre estes dois notáveis criativos, “tecnicamente inovadores”, cuja obra “conta um pouco a história do novo design português desde 1974”.
João Machado (Coimbra, 1942), formado em escultura na Escola de Belas Artes do Porto, desenvolveu um idioma visual inventivo e erudito, marcado por uma permanente experimentação formal, que tem merecido forte reconhecimento internacional. Entre inúmeras distinções, foi premiado com o Prémio Excelência da Icograda. Em trabalhos recentes como os cartazes International Year of Forests (2011) e Japan - From Great Earthquake to Recreation (2011) evidencia-se uma impressionante largura sintática e semântica do trabalho de João Machado capaz de um constante adicionar de elementos novos a uma linguagem autoral há muito amadurecida.
José Brandão (Nova Iorque, 1944) formou-se em design gráfico em Londres, trabalhou no atelier Jou¬bert em Paris, com Keith Cunningham em Londres e Sebastião Rodrigues em Lisboa. Sócio fundador da Associação Portuguesa de Designers, dedicou-se com o mesmo empenho ao ensino, ao comissari¬ado e à prática profissional do design, desenvolvendo uma vasta obra materializada em centenas de livros, cartazes e selos caracterizados por um notável equilíbrio entre funcionalidade comunicativa e inventividade formal.
Esta exposição apresenta-nos cartazes, selos, livros, logos e outros trabalhos gráficos de João Machado e José Brandão, alguns dos quais nunca mostrados ao público.
Organizada pela ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Fábrica de Santo Thyrso, a exposição “1+1 DESIGN GRÁFICO João Machado + José Brandão” estará aberta ao público até 13 de Outubro, acompanhada de um programa de conferências e visitas guiadas.