
24 Fev '11
Adicionar a calendário
2011-02-24 00:00:00
2011-02-24 00:00:00
Europe/Lisbon
Salve a Língua de Camões
Museu da Quinta de Santiago
Local:
Museu da Quinta de Santiago
Arquivo
O Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica tutelada pela autarquia de Matosinhos, apresenta, a 24 de Fevereiro, a peça “A chance de uma bola de neve no inferno / uma farsa jurídica”, inserida no projecto de intercâmbio de textos lusófonos para Teatro “Salve a Língua de Camões”.
A justiça
Leopoldo é um homem que não quer contar uma história, a sua própria. Como ele vai a julgamento por um crime que provavelmente cometeu, vê-la contada seria a sua condenação. Mas, para a sua sorte, não poderia haver um lugar melhor para não se contar uma história do que um tribunal, onde várias versões de um mesmo caso podem ser apresentadas como absolutamente verdadeiras e parecem nunca ter fim, com as inúmeras apelações possíveis e incontáveis adiamentos.
O texto brinca com as percepções do público sobre a Justiça e o universo de juízes e advogados, que vêm mais dos filmes e seriados americanos que da própria realidade jurídica brasileira. Essas duas realidades possuem legislações, rituais e procedimentos bem diversos, mas provavelmente muita gente se surpreende ao entrar em um tribunal brasileiro e encontrar algo bem diferente do que esperava, uma vez que está mais familiarizada com os seus congéneres americanos. O carácter de espectáculo teatral e, por vezes, até circense que envolve muitos julgamentos também foi levado – e muito! – em conta.
Sinopse de Fábio B. Torres
Ficha Técnica
Elenco: Zé Pontes, Afonso Quintã, Martim Cordovil, William Gavião, Rita Miguel, Helena Garcia e Patrícia Barbosa.
Direcção da Leitura William Gavião
Apontamentos de cenário_Patricia Barbosa / Adereços e Figurinos_Teatro Reactor de Matosinhos / Sonoplastia_Afonso Quintã / Fotografia e Vídeo_Nuno Conceição / Assistente de Produção Catarina Costa / Produção_Teatro Reactor de Matosinhos
Parceira do projecto Salve a Língua de Camões: Câmara Municipal de Matosinhos
Sobre o autor:
Fábio Brandi Torres é escritor e director, autor de vários textos levados á cena, premiado por Ciranda das Flores (9º FETEPP, 37º FENATA) 2 x 2 e Subindo!, ( VI e VIII Festival Curta Teatro do SESI), Um Conto Do Rei Arthur - Concurso Nacional de Dramaturgia Vladimir Maiakovski (melhor texto); Ritual Íntimo (Prémio Funarte Myriam Muniz) e Romeu e Julieta - Festival de Teatro de São Caetano do Sul (Melhor Adaptação). Foi co-autor em parceria com Aimar Labaki e Mário Viana nas novelas Seus Olhos e Paixões Proibidas SBT / TV Bandeirantes.
Taxas
Valor da entrada: 1 euro
Como chegar ao Museu
Museu da Quinta de Santiago,
Rua de Vila Franca, 134
Ou pela Rua Pinto de Araujo
Leça da Palmeira
Coordenadas: 41°11'34.49"N | 8° 41'28.89"W
Acessos: Autocarro: STCP: 507, Resende: 105, 106, 120. Metro do Porto: Linha A – Estação Mercado de Matosinhos
Telefone: 229 952 401
Conteúdo atualizado em6 de março de 2019às 12:06
